Por que ser mulher em UX é incrível!

Edi Fortini
Ladies That UX PT
Published in
3 min readFeb 19, 2020
Unsplash by You X Ventures

Quando entrei no escritório da Threefold, há mais de um ano, não imaginava ser uma mulher na tecnologia. Sei que parece loucura — sou mulher e trabalho com tecnologia, como não sabia que sou uma delas? Uma das razões era que eu não sabia o fato de as mulheres estarem sub-representadas na indústria de tecnologia. Pode ser bastante chocante olhar para as estatísticas de gênero no setor de tecnologia. Isso ocorre porque há anos esse estereótipo de que as mulheres não pertencem à tecnologia e, felizmente, essa perspectiva está mudando lentamente.

Atualmente, trabalho com muitas mulheres inspiradoras e talentosas e sinto que é o momento certo para levantar essa questão. Mais mulheres precisam pensar na transição de carreira para o setor de tecnologia — e mais jovens precisam considerar uma carreira em tecnologia. Por mais que eu não me lembre de ter sido instruída a não trabalhar em tecnologia pelo professor de orientação profissional em minha escola católica para meninas em uma pequena cidade irlandesa, eu também não me lembro de ter sido instruída a fazê-lo!

Portanto, como minha formação é em UX — falarei sobre alguns benefícios fantásticos de ser uma designer de UX!

“Por que então eu deveria escolher trabalhar em tecnologia como mulher”, você pergunta?

Nem tudo é técnico.
Eu ouvi muitos jovens designers dizerem que estão assustados e oprimidos por trabalhar no setor tecnológico, pois não são técnicos. Bem, surpresa surpresa — você não precisa ser técnico para trabalhar em tecnologia. Trabalhar em tecnologia pode oferecer muitas oportunidades, e existem diferentes funções que não são 100% técnicas. Você é artístico? Torne-se um designer de interface de usuário. Você é mais forte escrevendo? Por que você não tenta UX Writing? Você ama dados? O teste de usuários é a coisa certa para você!

Você aprenderá algo novo todos os dias.
Como designer de UX, você fará algo novo todos os dias. Sempre há novas técnicas, processos e ferramentas que você desejará experimentar, pois todos gostamos de experimentar! Uma carreira em UX é definitivamente para quem está curioso e está interessado em expandir suas habilidades.

Você resolverá problemas.
E você não os corrigirá criando uma solução e lançando-a lá em cima. Você usará a empatia para encontrar uma solução. Você conhecerá pessoas reais, verá como esse problema as afeta, como as faz sentir e o que realmente precisam. Você terá uma ideia da vida das pessoas e aprenderá como realmente pode ajudá-las. E não há nada tão gratificante quanto ler uma resenha de que a nova atualização do aplicativo facilitou a vida de alguém!

Você será humano.
Sinto que, no mundo de hoje, pode ser difícil ter um emprego em que você sinta que é uma pessoa, não um robô. Ser humano faz parte deste trabalho. Como designers de UX, precisamos ter empatia em entender nossos clientes e seus usuários. Você conhecerá pessoas de diferentes origens e descobrirá mais sobre elas. Ter uma natureza estimulante e a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas é uma grande vantagem e permitirá que você veja as coisas da perspectiva do usuário.

Você trabalhará com pessoas fantásticas.
Os designers tendem a ser ótimos para trabalhar. Como as habilidades de empatia e compreensão auditiva são muito importantes para os designers de UX, você estará ansioso para iniciar cada projeto com sua equipe. Pela minha experiência na Threefold, posso dizer que nossa equipe é muito colaborativa, ajudando todos nós a crescer e aprender, não apenas como equipe, mas também como indivíduos. A cultura de UX realmente incentiva a orientação e o compartilhamento de conhecimentos, o que não é algo encontrado em muitas outras carreiras.

Então, aqui está, uma lista muito reduzida do porquê você deveria se tornar uma designer de UX e fechar a lacuna de gênero. E como um extra, se você precisar de um pouco mais de inspiração, confira uma das garotas legais que criou os ícones para Macintosh nos anos 80!

Escrito por: Kinga Adamczewska
Traduzido por Edi Fortini para o Ladies that UX com permissão da autora. Texto originalmente publicado em: https://uxdesign.cc/why-being-a-female-ux-designer-is-awesome-e6f112e7db3a

--

--

Edi Fortini
Ladies That UX PT

UX Designer. Fotógrafa. Bibliotecária. Falo de filmes, gatos, livros, música e artes marciais. fortini@sent.com