Ladies That UX PT
Published in

Ladies That UX PT

Por um 2022 mais leve e concreto

Dicas para um balanço pessoal e resoluções de ano novo flexíveis

Vista superior de uma mesa de madeira com óculos, caneca com café e caderno com uma lista de lugares para viajar e um desenho de um mapa.
Foto por That’s Her Business no Unsplash.

A retrospectiva do Spotify já chegou. 2021 parece que nem começou, foi só uma extensão de 2020, e já está indo embora. Se você trabalhou em home office talvez tenha a impressão de que todo dia foi mais do mesmo, com um ou outro evento fora da rotina. Ou talvez a vida tenha sido tão caótica que ficou difícil acompanhar qualquer plano…

A gente ainda não sabe muito bem o que esperar de 2022, mas eu gosto de fazer um balanço nessa época do ano e definir algumas vontades pro ano seguinte. Sim, vontades. Às vezes não gosto de chamar de objetivos, porque isso acaba gerando uma impressão de comprometimento muito maior do que eu realmente estou a fim de desenvolver.

Eu deixo minhas vontades “em conserva” e vou observando o desenrolar das coisas. Embora eu adore fazer planos, eu também gosto de ser rebelde comigo mesma, quebrar algumas regras e fazer coisas simplesmente porque deu vontade.

Então, eu quero propor uns exercícios pra você também reconhecer suas vontades e necessidades, traçar algumas ideias e acompanhá-las. Será ótimo se realmente fizerem sentido pra você e se seu 2022 for próximo do que você imaginou. Mas, se tudo mudar outra vez, e o ano não for nada do que você queria, tudo bem também. É só respirar fundo e abraçar esse seu lado que pode estar frustrado com carinho. Olhar pro exercício de novo, atualizar alguns pontos e tentar mais uma vez.

Pode ser que você decida desistir de todos os anteriores e focar numa única coisa. E pode ser que você encontre um caminho diferente para alcançar o que queria que não seja por meio das coisas que imaginou. O importante aqui é provocar reflexão, tirar um tempo para você. O autocuidado não é só sobre ações físicas, é também social, emocional e espiritual.

E aí? Está pronta para experimentar esse autocuidado?

Proponho aqui 5 etapas para refletir e passar algumas vontades ainda nebulosas da sua cabeça para o papel. Na verdade, para o Notion.

Criei o material dos exercícios no Notion, assim você pode duplicar o modelo e já começar a escrever. As instruções para cada atividade estarão lá também, bem detalhadas.

Dos materiais usados nesta trilha, 4 deles são recortes do Programa de Liderança Feminina da Wayne Valim e estão reproduzidos aqui com autorização dela. Obrigada, Wayne, pela mentoria e todas as coisas incríveis que você compartilha!

A trilha é a seguinte:

Avaliação da realidade atual

Vamos refletir sobre 7 aspectos de nossas vidas e avaliar nosso nível de satisfação com eles, também reconhecendo sentimentos que esses aspectos nos evocam.

Matriz SWOT

Vamos fazer uma matriz swot pra identificar forças, fraquezas, fortalezas e oportunidades pessoais. Nesse ponto, se tiver dúvidas sobre seus pontos positivos e negativos, vale pedir feedbacks a pessoas de confiança, pedindo sinceridade e explicando que faz parte de um processo de autoconhecimento.

O que eu quero mudar?

Com essas análises em mãos, definiremos quais são as 3 áreas da vida em que focaremos nossos esforços para evoluir em 2022. Para cada área, vamos definir os objetivos que queremos alcançar.

Metas SMART

Vamos quebrar esses objetivos em metas, especificando ações que precisaremos fazer para alcançar o que desejamos. Essas metas precisar ser específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes. Por fim, vamos definir prazos para realizá-las e acompanharemos as evoluções.

Hype Doc

Faremos o acompanhamento das metas realizadas e outras conquistas do dia a dia. Dessa forma, poderemos celebrar nossa evolução e nos reenergizar, quando bater algum desânimo.

Acesse o Notion e comece sua trilha!

Espero que esse texto e esse material te inspirem a colocar suas ideias e vontades em prática. Que seu 2022 seja leve e mais concreto que os anos anteriores!

--

--

--

Conteúdo em português da Comunidade Ladies That UX

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Mayara Pillegi

Mayara Pillegi

UX Lead, apaixonada pelo potencial das palavras e eterna estudante de comunicação e empatia.

More from Medium

Excellence Takes Time

How Podcasts And Spaces Can Make You A Better Speaker

2021 in Review — The Year of The OX

I became a doggo mom!

Portland Coffee Tour 2022-Intro