Faz sentido pra você?

Jessica Prestes
Ladies That UX PT
Published in
2 min readMay 23, 2021

Posso dizer que a minha transição de carreira acontece todos os dias, e eu sinto um ambiente muito mais arejado dentro do design. Antes de decidir migrar para design de produto, sentia que não havia mais espaço pra mim dentro do universo da direção de arte, mas não sabia de onde vinha esse sentimento.

Poucos meses de trabalho na carreira nova e em contato com outros designers, sinto a inclusão novamente. A realidade é que nesses últimos tempos, uma frase tem me chamado muito a atenção: “Faz sentido pra você?”.

A primeira vez que ouvi isso, num ambiente de produto, era tão distante da minha realidade dentro do design gráfico que eu mal sabia o que responder. Calculei minuciosamente cada palavra, pra que o destinatário não se sentisse incomodado com o meu posicionamento, pensei: “Caraca, será que ele quer mesmo saber se faz sentido pra mim?”

Há tanto tempo não encontrava uma abertura e inclusão dentro do design que fiquei atônita com essa pergunta.

Os dias foram passando e começou a ser frequente na minha rotina. “Faz sentido pra você?”. Como pode uma frase tão simples soar tão bem depois de anos de carreira?!

Hoje estava aqui, devaneando sobre como incluir vai muito além dos conhecimentos técnicos sobre algo, e em como o ambiente de produto me ajudou a perceber o design como um grande abraço. Pensar em experiência é considerar TODOS os posicionamentos, incluir acessivelmente todos os públicos e entender que precisa fazer sentido pra todo mundo, para muito além do que é esteticamente agradável (e como é bom poder participar dessa construção sem julgamentos prévios).

E você, designer, já se sentiu meio perdido na carreira achando que não tinha mais espaço?

Pensar o design de forma diferente, faz sentido pra você?

Pra terminar, uma frase de Lauren Thatcher Ulrich, que sempre potencializa minha forca feminina:

Well-behaved women seldom make history.

Foto especialmente para as designers brasileiras: Você consegue, você pode!

--

--

Jessica Prestes
Ladies That UX PT

Ex-graphic designer for 8 years. Now a product designer trying to become a wonderful professional :)