Quando a ferramenta mais atrapalha que ajuda
Você já se pegou batendo a cabeça tentando usar determinada ferramenta porque achava que deveria usar? Esse texto é para você.
Estava eu na etapa de criar job stories para o meu projeto. Era a primeira vez que eu fazia aquilo. Até então, as etapas anteriores foram tranquilas.
A ideia ainda estava um pouco confusa na minha cabeça, mas imaginei que lendo um pouco mais sobre o assunto, conseguiria resolver. A proposta era fazê-las em uma ferramenta, vamos chamá-la de “x”.
Peguei o template, vi o tutorial e fui tentar. Não deu.
Vi dezenas de vídeos, artigos, eles já estavam fazendo sentido pra mim. Mas quando chegava na ferramenta, era como se desse uma tela azul na minha cabeça.
Tentei várias vezes, passei mais de duas semanas tentando criar, fiz duas sessões de mentoria e não ia. E era sempre do mesmo jeito, eu entendia, na hora de fazer, parecia que não conseguia aplicar. Eu estava literalmente travada naquela situação.
O plot twist
Até que, numa ligação com o professor (que viu meu desespero), mostrei meu rascunho na ferramenta.
Acho que ele percebeu que eu estava focada em usar a ferramenta, e fez uma provocação:
“- E se vc fizesse no (google)docs?
- No docs?
- É, tenta no docs. A ferramenta não está te ajudando.”
Então ele me explicou o processo de novo (sim, porque agora eu precisava processar tudo de novo em formato de texto) e, para minha surpresa (e alívio!) de repente tudo começou a se encaixar.
Todos os vídeos que vi, artigos que li, realmente fizeram sentido.
Em mais ou menos uma hora eu terminei a tarefa, depois de duas semanas tentando.
O aprendizado maior que tiro disso tudo e gostaria de te contar é: se você, assim como eu, está começando, aprendendo algo novo, se apegue ao conceito e não à ferramenta.
Eu quis tanto utilizar a “x”, me parecia o ideal, mas realmente ela estava mais me atrapalhando do que ajudando naquele momento. E ela é, de fato muito útil para muita coisa, mas naquela situação só me atrasou. E tudo bem. Quando eu desapeguei da ferramenta, tudo fluiu melhor e eu consegui entregar o que precisava, porque o conceito estava claro pra mim.
Não quero desencorajar ninguém a testar e usar novas ferramentas. Só dizer que está tudo bem se você quiser usar outra que se sentir mais à vontade.
Já aconteceu algo parecido com você?