Seu primeiro trabalho como Designer? Esse texto é pra você.

Você conseguiu seu primeiro trabalho de design? Então, que tal algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de adaptação?

Mona
Ladies That UX PT
Published in
5 min readJan 25, 2021

--

Eu consegui meu primeiro emprego como Designer já faz algum tempo, e lembro como se fosse ontem do misto de sensações que senti. Questionamentos vinham a todo instante em minha mente. Por isso, depois de ler inúmeros artigos, conversar com outros designers e pensar bastante, trago aqui vai algumas dicas que podem ajudá-la a se sair melhor nesse início.

O início de tudo

Você vai conhecer muitas pessoas quando estiver em uma nova empresa. Quando eu consegui meu emprego, eu quis conhecer todos. Até os que não eram da mesma área que eu. Marcava reuniões do nada com quem me dava abertura… Não que fossem pessoas de outro mundo, mas elas estavam há tanto tempo em um lugar que tinha acabado de chegar, que eu queria conhecê-las e ouvir tudo que elas tinham a dizer!

Então, aqui vai uma primeira dica — que me ajudou muito:

Dica 1: Descubra o que as pessoas fazem

Pergunte o que elas fazem. Ouça o que elas dizem. Todos que estão dentro de uma empresa trabalham juntos com o mesmo objetivo e precisam colaborar muito uns com os outros durante o tempo no trabalho.

Mostre interesse em quem elas são e no que fazem. Aprenda tantos nomes quanto possível. Aprenda como essas pessoas aprenderam a navegar nas estruturas daquele lugar. Não tenha vergonha, se permita e se abra.

Dica 2: Entenda de onde vem o dinheiro

Uma pergunta importantíssima e que você precisa descobrir a resposta é:

Esta é uma pergunta complexa, porque você realmente deveria ter descoberto isso antes de aceitar o trabalho, pois isso pode até definir como você trabalhará.

Dica de leitura pra esse momento: Business Model Generation

As empresas precisam ganhar dinheiro para se manter no mercado, e você vai ajudá-las a fazer isso. Saiba de onde vem o dinheiro e qual é o seu papel para que isso aconteça.

E por favor, sempre certifique-se de que está acontecendo de forma ética.

Dica 3: Você é responsável pela ética

Você precisa se preocupar mais com as consequências de seu trabalho do que com a inteligência de suas ideias.

Tudo o que passa por suas mãos é uma oportunidade de verificação de ética. E também é uma responsabilidade.

A cada projeto que passa por você, é preciso se perguntar “Por que estamos fazendo isso?” Fazer essa pergunta faz parte do trabalho. “Porque é urgente e preciso que você faça” não é uma resposta aceitável e, se não houver resposta além disso, você precisa responder “não”.

Você pergunta porque até entender completamente qual é o problema. Querer arrancar mais dinheiro de seus clientes sem melhorar suas vidas de alguma forma não é um problema, é uma falha de caráter. Você terá que dizer não. Haverá repercussões? Sim. Mas, em uma dessas repercussões, pode ser que as pessoas que o contrataram o respeitem por tomar essa posição. É assim que você sabe que está trabalhando no lugar certo.

Dica 4: Ajude o seu time, mas não faça por eles.

Você foi contratado porque a empresa precisava de alguém com um conjunto de habilidades que você possui, assim como todos do seu time.

Dica 5: Estabeleça relacionamentos e se imponha

Se você estiver indo a algum lugar para estabelecer uma prática de design, certifique-se de saber como fazer isso e de ter o apoio das partes interessadas. Isso significa que você conseguirá realmente estabelecer a prática e se impor, isso significa que, se o Supervisor de Operações quiser ver o trabalho que você irá apresentar antes de apresentá-lo, para poder dar opinião sobre o que mudar, e você não achar que é uma boa ideia, então Supervisor de Operações não verá o trabalho (isso exige coragem rs).

Última dica e de extrema importância: Síndrome do Impostor acontece com todos

Um dos maiores problemas que acontece com designers é ser sobrecarregado com uma doença incapacitante chamada “síndrome do impostor”.

Sei que não foi fácil conseguir o tão sonhado emprego na área de Design. Provavelmente houve alguns telefonemas e possivelmente até mesmo algum teste sem sentido em que você teve que passar antes mesmo de entrar na fase de entrevista. Você provavelmente teve várias entrevistas. Com várias pessoas. Possivelmente de uma ampla variedade de equipes da empresa. Também posso dizer que empresa escolheu algumas de suas melhores pessoas para fazer parte do processo de entrevista.

Também vou arriscar aqui e presumir que você não foi a única pessoa que passou por esse processo. A empresa provavelmente entrevistou vários candidatos para a posição que você conquistou. Então você foi uma das poucas pessoas que passou por um processo enorme para conseguir o emprego que conseguiu.

Aqui, existem duas possibilidades: ou você foi capaz de enganar muitos e levá-los a pensar que você sabia o que estava fazendo, ou… OU… você é realmente tão bom quanto todas aquelas pessoas pensavam que você era. Qual desses parece mais razoável? A última opção.

Vamos repetir novamente: você é tão bom quanto todas aquelas pessoas pensavam que você era.

Espero que essas dicas te ajudem a se sair melhor no seu primeiro emprego na área.

Voa!

***

Muito obrigada por ter lido até aqui.

Eu sou a Monica e acredito que o Design não vai salvar o mundo, mas vai fazer dele um lugar melhor. E busco sempre colocar em pratica os princípios de Design Thinking (Empatia, Experimentação e Colaboração), reforçando meu propósito de compartilhar o conhecimento com o maior número possível de pessoas, tendo em vista que ele muda vidas.

--

--

Mona
Ladies That UX PT

Service Design | Customer Experience | Chapter Leader Ladies That UX Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil