Sim! Devemos entender de negócios. Mas, por que?

Nesse texto, eu abordo de maneira bem rápida e simples porque nós, designers, devemos entender de negócios. Mas, já fazendo uma breve introdução e te mostrando o que vem logo em seguida, já te digo que entender de negócios é um plus na nossa profissão.

Mona
Ladies That UX PT
Published in
3 min readJan 18, 2021

--

De maneira simplificada, ao contrário do que muitos pensam, ser um Designer que se destaca não se limita na quantidade de softwares que ele sabe usar, fazer interfaces bonitas e complexas, ou ainda, saber codar.

Para sabermos a melhor maneira de ajudar a empresa em que estamos, temos de focar no que a torna bem sucedida. Só assim poderemos compreender melhor onde nossa habilidade é importante e onde não é.

Hoje

Se foi a época em que o designer era inserido por último em um fluxo de trabalho. Hoje, o designer deve ter uma visão muito mais analítica sobre os objetivos de negócio, deve ter conhecimento para refinar suas ideias com os gerentes de produto, além de saber lidar com os obstáculos que surgem ao longo do caminho.

O dia a dia nos mostra que ter uma interface colorida e cheia de interações, não é o suficiente para alcançar bons resultados. E é com essa premissa, que o mercado foi amadurecendo e as empresas entenderam que Business Design, que é a capacidade de utilizar os princípios do design e as ferramentas de desenvolvimento de negócios juntos com o objetivos de desenvolver soluções completas para os desafios e necessidades do mercado consumidor, é um skill que o designer precisa entender.

O designer deve ter uma visão de mercado e entender quem são seus concorrentes e como eles se comportam. Precisa saber solucionar e criar modelos de negócios rentáveis para os seus clientes.

Clientes que não são só externos, mas também internos. Muitas vezes nos deparamos com pessoas dentro da empresa que entendem muito de negócios. E como vamos nos comunicar e entender de maneira clara o que essas pessoas estão nos dizendo? Entendo de negócios!

O futuro

Não devemos, nem podemos criar experiências mal projetadas. Temos que continuar crescendo e nos concentrando nessas habilidades. Senão, ninguém ira fazer. Mas vamos tentar entender também sobre o mercado e a empresa para qual estamos trabalhando e o que ela precisa para crescer.

Se formos capazes de fazermos isso, poderemos ganhar mais influência e continuar a criar produtos com mais impacto — tanto para nossas empresas quanto para pessoas que usam seus serviços.

E, caso você queira se aprofundar um pouco mais sobre esse tema, deixo aqui um site que adorei conhecer! Link: https://www.businessdesign.digital/

Muito obrigada por ter lido até aqui. Eu sou a Monica e acredito que o Design não vai salvar o mundo, mas vai fazer dele um lugar melhor. E busco sempre colocar em pratica os princípios de Design Thinking (Empatia, Experimentação e Colaboração), reforçando meu propósito de compartilhar o conhecimento com o maior número possível de pessoas, tendo em vista que ele pode muda vidas.

--

--

Mona
Ladies That UX PT

Service Design | Customer Experience | Chapter Leader Ladies That UX Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil