UX writing challenge | Day 5: Mensagem ao reiniciar aplicativo
Chegamos no desafio 5 e o tema de hoje é um problema recorrente que acontece com todos os usuários de internet: aplicativo reiniciando sozinho.
Imagina que você está no trabalho, após o seu almoço, e você decide se distrair um pouco abrindo o aplicativo do Instagram. Você está tranquilo, visualizando os stories das pessoas que segue e, DO NADA, o Instagram fecha sozinho e você fica sem entender nada. Ao reabri-lo, parece que nada aconteceu, pois o próprio aplicativo não reporta nenhuma mensagem de erro e nem mesmo um pedido de desculpas. Confesso que comigo já aconteceu várias vezes e dá muita raiva hahaha.
O desafio de hoje é justamente criar uma mensagem ao usuário quando esse tipo de problema acontecer.
Cenário:
O usuário trabalha com design gráfico. Enquanto utiliza um aplicativo, seu telefone desliga abruptamente. Ao religá-lo, o aplicativo é reaberto.
Desafio: escreva uma mensagem para que a pessoa a leia imediatamente ao abrir o aplicativo. O que ela precisa saber? Quais passos (se houver) ela deve seguir para recuperar seu conteúdo? E se o conteúdo não puder ser recuperado?
Título: máximo de 40 caracteres
Corpo: máximo de 140 caracteres
Botões: 20 caracteres no máximo
Para começar, escolhi um título bem informativo. Nele, é comunicado que houve um erro totalmente imprevisto, por isso usei a expressão “erro inesperado”.
Visando (mais uma vez) a conexão com usuário, a expressão “desculpe” cria um relacionamento empático entre a pessoa do outro lado da tela e a companhia de design, permitindo esclarecer que entendeu a dor da pessoa ao passar pelo “pane” do app.
Depois, no corpo do texto, explico o porquê o aplicativo precisou ser reiniciado. Optei pela recuperação do conteúdo, então utilizei a frase “a sua última tarefa foi salva”. Por fim, como solução, criei o botão “continuar tarefa” para guiá-lo ao retorno de suas atividades.
E aí, o que acharam? Fique a vontade para sugerir novas ideias e comentar com sua opinião. Caso queira se conectar comigo é só me seguir no Linkedin. Espero que tenham gostado desse desafio!
See ya!