[Processo de pesquisa] Construção de um onboarding de serviços para uma plataforma de saúde

Nosso desafio era instruir o usuário sobre o funcionamento da plataforma e do atendimento médico, mitigando ansiedade e dúvidas no processo.

May Cruz
Ladies that UX
3 min readNov 25, 2021

--

Durante 1 ano e meio trabalhei na frente de Onboarding de cadastro de uma plataforma de saúde onde pude reunir aprendizados sobre banco de dados, LGPD, fluxo cadastral e de onboarding.

“Designed by Freepik”

Hoje o produto concorre ao prêmio no Brasil Design Award e me sinto orgulhosa de ter feito parte dessa história com outros designers e profissionais incríveis.

Trago um recorte do processo e de aprendizados do primeiro onboarding desenvolvido para a plataforma, antes do rebranding.
Para entender como poderíamos entregar uma melhor experiência misturamos algumas ferramentas de ux, conforme abaixo.

(Cabe ressaltar que todo o processo foi acompanhado por umaUX Writer e uma Product Designer para garantir que todos os pontos estavam sendo levados em consideração.)

O Processo

Desk research

Fizemos uma pesquisa de boas práticas de onboarding assim como referências de Design de Interação e Psicologia aplicada a UX.

As leis aplicadas foram:

  • Lei de Hick
    Excesso de carga cognitiva atrapalha o processo de tomada de decisão e a memória. Se o usuário precisa recebe mais informações do que precisa acaba descartando ou perdendo informações.
  • Lei de Miller
    Organize o conteúdo em partes menores para ajudar o usuário a processar, entender e memorizar as informações facilmente.

Benchmarking

Procuramos referência em ambientes análogos e principais players para trazer uma linguagem mais conhecida, levando em consideração a regra de usabilidade que afirma que há mais conforto para o usuário quando ele reconhece o ambiente como algo que já está acostumado.

Teste de usabilidade moderado

Durante o teste de usabilidade analisamos os momentos de maior fricção e dúvidas no processo. Pudemos avaliar também com um questionário após cada etapa se o usuário se recordava do que havia lido e se conseguia explicar como seria seu atendimento.

Análise heurística

Fizemos uma análise heurística para entender os pontos de melhoria, ou seja, que heurísticas estavam de acordo e quais estavam sendo “feridas”, atribuindo pontos de melhoria no processo e já sugerindo os ajustes, utilizando os resultados do teste como base para enriquecer os insights.

Como projetamos inicialmente x Como entregamos

Principal aprendizado:

💡 Usuários não têm o costume de ler onboardings,

e os que lêem tem dificuldade de lembrar as informações lidas.

Por isso, decidimos:

  • Diminuir a quantidade de telas, deixando apenas uma com as as informações essenciais;
  • focar em tópicos, não utilizar textos muito extensos e assim diminuir a carga cognitiva no processo de entendimento;

--

--

May Cruz
Ladies that UX

Ux Reseacher, carioca que ama SP, artista de obras inacabadas, violeira de churrasco e leitora de colunas de notícias irrelevantes nas horas vagas.