3 motivos pra assistir às séries de Shonda Rhimes: Olivia Pope, Annalise Keating e Meredith Grey

Catarina Ferreira
Lado M
Published in
5 min readAug 10, 2016

Se você já conhece esses nomes sabe que as séries da Shonda Rhimes são perfeitas para quem gosta daquele toque de drama com romance, comédia e coisas inesperadas acontecendo a toda hora.

Além disso, as três protagonistas mais famosas dela são mulheres incríveis não só nas séries, mas na vida real também. Viola Davis, por exemplo, que representa Annalise Keating em How to Get Away With Murder, foi a primeira negra a ganhar o Emmy Awards pela categoria de melhor atriz. As três, junto com todo o elenco feminino que Rhimes tem em suas séries, servem de inspiração pra muitas moças que sonham em conquistar seu protagonismo.

No enredo das tramas, alguns pontos em comum chamam atenção nas personagens: a três são extremamente bem sucedidas e empoderadas sexualmente. A bebida alcoólica faz parte do cotidiano das três moças. Todas têm relações muito complexas com seus familiares. Estão rodeadas de figuras femininas em cargos de poder. E, por último mas não menos importante, elas passam por muitas situações inusitadas, como por exemplo ser sequestrada e vendida para a máfia.

Porém, em outros aspectos, somos todas como elas, com inseguranças em relação à família, ao trabalho e nos superando a cada momento. Conheça um pouco mais de cada uma baixo:

Olivia Pope

Olivia Pope é uma das pessoas mais influentes de Washington. Formada em Direito e trabalha como gerenciadora de conflitos (uma carreira que mescla aspectos de Relações Públicas com Direito) na capital dos Estados Unidos, além de ser a fundadora do escritório OPA (Olivia Pope e Associados). Além disso ela é ex-chefe da campanha eleitoral de Fitzgerald Grant, o presidente em exercício na série.

Um fato curioso nisso tudo é que a personagem de Olivia é inspirada em uma pessoa real, a relações públicas Judy Smith. A confiança e a maneira impositiva de agir, falar e andar são características de Smith e muito presentes em Pope.

Judy foi gerenciadora da campanha do ex-presidente George Bush e lidou com inúmeros casos semelhantes aos de Pope, mas afirma à mídia que, diferente da nossa personagem, Judy nunca teve um relacionamento com o ex-presidente.

Voltando à serie, a vida profissional de Olivia é invejável, ela administra com muita competência os problemas de seus clientes e é conhecida por sua eficácia. Sua vida pessoal, por outro lado, é um pouco mais complicada. O relacionamento com o pai, Elli Pope, não é dos mais simples. A relação dos dois levanta questões não só referentes à trama, mas ao fato de ter pais ausentes, e de como lidar com a autoridade deles depois da vida adulta. Sua vida amorosa é igualmente complexa, dividida entre Fitz, o presidente e o espião Jake Ballard.

As personagens femininas da série merecem atenção especial, pro exemplo, relação de Liv com Melie Grant, a esposa do presidente, já que entre elas existe algo curioso, que se alterna entre situações de competição feminina e sororidade.

Annalise Keating

Annalise Keating é uma prestigiada advogada criminal e leciona na universidade fictícia de Middleton na Filadélfia. A série oscila em nos colocar dentro da sala de aula onde Annalise leciona e seu escritório, no qual trabalha com cinco de seus melhores alunos e dois aliados inseparáveis.

Keating, assim com Olivia e Meredith é excelente naquilo que faz, tem personalidade forte é extremamente admirada em seu meio, além disso, é temida. A vida pessoal de Annalise também merece destaque, já que é cheia se reviravoltas. Assim como Olivia, a advogada sustenta dois relacionamentos principais, um com seu marido, Sam Keating, e seu amante, detetive Nate Lahey.

Além disso, Annalise também possui uma relação complicada com sua mãe, já que, ao longo da série, ela lida com os traumas que sofreu, como o de ter sido abusada sexualmente na infância. A personagem de Viola Davis é extremamente complexa, e muitas vezes um espelho de situações que acontecem com mulheres na via real. Nesta série, Shonda é a produtora executiva.

Meredith Grey

A vida da cirurgiã geral é acompanhada com muito carinho há quatorze temporadas. Grey fez sua carreira no Grey Sloan Memorial Hospital, inicialmente Seattle Grace. Na maioria esmagadora dos episódios, a protagonista narra a cena inicial e a final, conversando com cada espectador. Grey é muito bem sucedida, assim como as outras duas protagonistas, mas, diferentemente de Olivia e Annalise, ela tem um casamento estável com o neurocirurgião Dereck Sheaperd, além de três filhos. Zola, sua filha mais velha, é uma garotinha negra que apareceu no hospital e conquistou todo mundo, e foi adotada pelo casal.

A vida pessoal de Grey também traz questionamentos interessantes: apesar de mãe e esposa, em nenhum momento ela deixou de ser uma médica exemplar. Entretanto, sua relação com a mãe é um fio muito tênue, dado que sua mãe foi uma cirurgiã de renome sem tempo algum para Meredith quando criança. Grey cuida dela durante as temporadas iniciais da série, pois a mãe foi vítima de alzheimer precoce. Já o pai de Grey as abandonou quando Meredith ainda era criança.

Uma das relações mais importantes da série é a amizade da médica com a cirurgiã cardiotorácica Christina Yang, na qual há um belo sentimento de sororidade, sem contar que a cumplicidade das duas é incrível. Elas são pessoas completamente diferentes, mas se completam de forma mais que especial.

Curtiu o texto??? Achamos que você também vai gostar deste aqui, ó: 6 coisas que aprendi com as mulheres da 6ª temporada de Game of Thrones

Originally published at www.siteladom.com.br on August 10, 2016.

--

--

Catarina Ferreira
Lado M
Writer for

Preta, estudante de jornalismo, apaixonada pelo poder das palavras e das imagens. instagram.com/catarina_sferreira