4 frases para enfrentar o que está por vir
Esse texto é uma proposta para todas nós. Não quero falar de política, nem de partidos ou candidatos. Nesse momento dissertar, mesmo que mentalmente, sobre o que esse ou aquele candidato pode/poderia fazer não me levará a nada e só me deixará mais aflita. Quero usar meu tempo e palavras para dar um pouco de amor e esperança a quem possa ler esse texto.
Venho pensando há algum tempo em pequenas ações cotidianas que possam aliviar a tensão de viver em um ambiente de medo e, mesmo em um cenário caótico, ter esperança para dias melhores. Ouso listar 4 frases e as propor como pequenas pílulas diárias:
1. “Eu só senti raiva quando meus irmãos mais novos se sentiam no direito de me perturbar [risos]. A raiva tira nossa energia, a mensagem se perde. Quando você entrega sua palavra de um jeito pacífico, você ganha poder. E as pessoas não podem te ignorar, precisam te ouvir. Precisamos transformar a energia da raiva em positividade”. — Malala Yousafzai, 2018, em sua visita ao Brasil
Claro que dá vontade de partir para violência (verbal/física) com quem nos ataca, mas e se a gente focasse a energia em resistência e luta pela conscientização?! A própria Malala defende a educação e conscientização de todos, inclusive para quem a atacou, como resposta para o ódio.
2. “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia, capazes de causar grandes sofrimentos e também de remediá-los.” — Albus Dumbledore em Harry Potter e as Relíquias da Morte
Usemos a magia a nosso favor.
3. “Nunca desanimeis embora venham ventos contrários” — Santa Paulina, primeira santa brasileira
A esperança em tempos melhores, mais fáceis, é uma das coisas mais difíceis quando tudo parece estar perdido. Se agarre nas pequenas coisas boas, o que quer que seja, nas pessoas que te fazem sentido, reze para qual seja sua entidade divina/força superiora, e prometo que vai ficar um pouco mais fácil e o ânimo deve voltar.
4. “Leve a vida pássaro por pássaro” — tradução livre retirada do livro “Palavra por Palavra” de Anne Lamott
Nesse livro, Anne Lamott pretende dar dicas para escritores iniciantes, mas essa pequena frase extraída das primeiras páginas teve um efeito surreal em mim quando a li há 14 anos — tanto que virou tatuagem. A mensagem, tão simples e tão difícil dita de um pai para um filho desesperado por ter de catalogar dezenas de pássaros para um trabalho da escola, de levarmos un dia/coisa por vez é essencial nesse cenário ansioso e aflito.
Vamos tentar não engolir o mundo todo e ir com calma, pássaro por pássaro. Por favor.