5 motivos para largar tudo e ir maratonar Degrassi: Next Class agora!

Thayna Iglesias
Lado M
Published in
4 min readMar 22, 2017

Degrassi: Next Class é a quinta série da franquia Degrassi. O drama adolescente estreou no Canadá em 1979 e se tornou um tipo de escola para jovens atores, onde muitos iniciam suas carreiras — algo como a Malhação, aqui no Brasil. O universo de Degrassi já era bem conhecido em seu país de origem, mas só em 2016, quando a Netflix resolveu produzir a nova geração, ele se espalhou pelo mundo.

A série gira em torno de um grupo de alunos do Degrassi Community School, não tendo um único foco ou protagonista. São várias histórias que, de alguma forma, se interligam. Ainda assim, cada enredo e personagem são explorados na medida certa. À primeira vista, Degrassi: Next Class parece ser mais-uma-série-adolescente, com os mesmos clichês de sempre. E, em alguns momentos, é assim mesmo. Rivalidades, ciúmes, inseguranças, preocupação com a faculdade — está tudo ali. Mas Degrassi vai muito além, e trabalha questões realmente importantes — como o feminismo, por exemplo — de uma forma muito simples e direta.

Por isso, listamos 5 motivos para você começar a maratona agora!

1 — Maya e o empoderamento feminino

Todas nós, em algum momento da vida, não fazíamos ideia do que era feminismo, né? Maya também não, e por isso muitas meninas podem se identificar com ela. Ela é uma cantora super talentosa que busca sempre colocar a música em primeiro plano, mas só se aproximou do feminismo depois de sofrer assédio na primeira apresentação de sua banda. Ela fez uma música sobre a situação e por conta disso o movimento feminista da escola a convidou para cantar em um protesto. Aos poucos, ela foi desmistificando vários preconceitos relacionados ao feminismo e finalmente percebeu que é uma de nós!

2 — Meninos também devem se desconstruir

Tradução livre: “Quer dizer que ele deve perguntar cada coisinha?”, “Sim, idiota. É assim que o consentimento funciona.”

Se a Maya sabia pouco sobre feminismo, imagine os amigos homens dela. Várias vezes os garotos da série têm atitudes bem machistas e babacas, mas, no fim, aprendem a lição — normalmente, depois de alguma garota esfregar na cara deles o que está errado. Um bom exemplo para os caras por aí que acham que tudo é frescura e se recusam a nos entender.

3 — É normal ser gay

No Degrassi Community School, ninguém se importa se você é gay. Inclusive, o presidente do conselho estudantil é. Claro que não podia faltar a velha questão de se assumir para os pais — Zöe é uma garota lésbica com uma mãe super religiosa e conservadora, que se recusa a aceitar a sexualidade da filha. De qualquer modo, em geral, os homossexuais de Degrassi não se escondem — muito pelo contrário, teve até protesto com beijaço na escola!

4 — Doenças psicológicas são doenças

A série aborda também temas como depressão, ansiedade e até suicídio. Os roteiristas de Degrassi: Next Class não tiveram medo de tocar na ferida: Miles, por exemplo, é um garoto que tem ansiedade e, por influência de uma amiga, acaba se viciando em remédios sem prescrição médica. Já seu irmão mais novo, Hunter, sofre com um tipo de depressão que se manifesta através da raiva (e tudo é muito bem explicado após o diagnóstico). Outro caso é o da própria Maya, que começa a ter problemas depois de um acidente traumático. As doenças psicológicas são pauta de vários episódios, mostrando o quanto elas afligem os adolescentes e levantando um importante debate sobre o assunto.

5 — Nós não jogamos com racistas

Se você viu Degrassi: Next Class e ainda não entendeu por que a sua brincadeira racista é racista, assista de novo. A série explica num tom quase didático o que é o racismo, o que torna algo racista, e ainda mostra a importância de lutar contra a opressão. A discussão toda começa quando uma integrante do time de vôlei da escola faz uma “brincadeira” racista com as adversárias, e todos os times do campeonato se recusam a jogar contra ela. A garota é obrigada a sair do time e repensar suas atitudes — por vááários episódios.

Bem, já deu pra ver que Degrassi: Next Class trata de muitos assuntos importantes, sem deixar de lado o tom jovem e leve, além de ter aquele toque de drama e comédia que a gente adora nas séries adolescentes. O melhor de tudo? A quarta temporada já foi confirmada pela Netflix!

Assista ao trailer de Degrassi: Next Class

Originally published at www.siteladom.com.br on March 22, 2017.

--

--