6 cantoras latinas que você precisa conhecer!
“Tão próximo e tão distante” é a frase que melhor exemplifica a relação que nós, brasileiras, temos com a cultura latina. Apesar de fazermos parte dela, não a reivindicamos como nossa.
Os brasileiros, infelizmente, se isolaram de seus irmãos. Prova disso é que a música latina é pouco conhecida por aqui. Você já parou para pensar quantas cantoras americanas conhece? Provavelmente, uma dúzia. E quantas cantoras latinas? Arrisco a dizer que bem menos.
Pois é. A forte influência da cultura norte-americana fez com que tenhamos renegados nossa origem latina e isso é algo muito triste. Já que nossas irmãs latinas têm muito em comum com a gente por conta de suas histórias e lutas que se cruzam com as nossas.
Desta forma, conhecer a história e cultura latino-americana é saber mais sobre nossa própria história. Que tal começar essa jornada conhecendo as vozes de cantoras latinas? Vem comigo, miga!
Anita Tijoux
Começo a lista de indicação com uma mulher poderosa: Anita Tijoux. A cantora chilena vem fazendo sucesso mundo afora com canções que denunciam machismo e outras injustiças sociais. Anita é uma rapper autêntica e que escreve com propriedade, o que faz com que suas músicas toquem profundamente e gerem reflexões importantes.
Natalia Laforcade
Com uma voz suave, a cantora mexicana expressa suas dores, amores e felicidades de maneira única. Ganhadora de diversos prêmios, Natalia vem ganhando seu espaço com letras marcantes que soam em estilo pop-rock sem abandonar sua raiz latina.
Rebeca Lene
Nem Deus, nem pátria, nem marido, são as bases das canções de Rebeca Lene. A cantora da Guatemala é socióloga, anarquista e feminista. Por isso suas letras de rapper falam bastante sobre liberdade.
Danay Suárez
Danay é uma cantora cubana que iniciou sua carreira como rapper e acabou sendo conhecida como a voz do hip-hop feminino em Cuba. No entanto, suas produções acabaram passando por mudanças e agora mesclam jazz com bolero.
Mare Advertencia Lirika
Mare é uma rapper mexicana com origem indígena e que não teme denunciar abertamente o machismo. Além disso, a cantora é ativista e por isso muitas de suas músicas falam sobre desigualdade social.
Perota Chingo
Juliana e Lola são as vozes incríveis que fazem parte da Perota Chingo. A banda é formada por integrantes da Argentina, Uruguai e Brasil, e produz canções com ritmo único e letras profundas.
Originally published at www.siteladom.com.br on January 19, 2017.