A vida é muito frágil: como você tem aproveitado a sua?

Lado M
Lado M
Published in
4 min readSep 16, 2016

--

Imagine uma pessoa jovem, em pleno gás, fazendo mil coisas, trabalhando, curtindo a vida, simplesmente deixar esse plano de existência.

Sim, acontece, como uma cena surreal de um sonho, um pesadelo de muito mau gosto. Num momento aquela pessoa está viva e, no outro, não mais. Engraçado como a vida acaba pregando peças na gente de vez em quando, nos deixando sem palavras para dizer que sentimos, em uma mistura de choque, revolta e tristeza.

Como assim vem o destino e arranca de nós as pessoas desse jeito? Pode ser uma amiga próxima que cometeu suicídio sem ninguém suspeitar, um parente que foi baleado ou um ator famoso que se afogou num grande rio. Poderia acontecer com qualquer um, inclusive eu ou você amanhã, em qualquer acidente bobo.

E é nessas horas que percebemos o quanto a vida é frágil, rica e rápida. Nossa existência aqui neste Universo é tão veloz que é como se nem existíssimos. O que são 60, 70 ou 90 anos para um universo com bilhões de anos? Em compensação, o que é perder a vida no seu auge e sendo tão querido?

Não sei a opinião de vocês, mas tenho a clara impressão de que as pessoas que morrem relativamente jovens e tragicamente, num susto, normalmente são as mais boas. Parecem ter sido enviadas do céu para fazer a nossa vida mais colorida.

Ter a notícia de que alguém assim simplesmente partiu me assusta. E é como se uma parte da minha vida tivesse morrido com aquele outro ser humano que se foi. Maluco, né?

Porém, quando uma vida que deixa de existir, aprendemos lições importantes. Por mais que esteja doendo agora, é bom que a gente se apegue a algum ensinamento positivo. NÃO, EU NÃO ACHO POSITIVO que alguém simplesmente morra do nada. Mas, diante da tragédia e por mais que às vezes ela aconteça com pessoas nem tão próximas assim, fico me perguntando o motivo de ter acontecido. Tipo, qual será que era a missão daquela pessoa aqui? O que a morte dela nos mostrou? Por que dói tanto se eu nem a conhecia?

Eu não posso dizer qual é a missão de cada um porque se nem a minha eu já descobri, quem sou eu para opinar sobre a dos outros, né? De qualquer forma, quando me deparo com essas notícias trágicas, observo que elas sempre deixam no ar que devemos aproveitar nossa existência ao máximo, seja para cumprir o que viemos fazer na terra, amar as pessoas e/ou perdoar outras.

Então, hoje eu te proponho dizer para os outros seus sentimentos por elas, seja amor ou admiração. Quem sabe perdoar ou pedir perdão de alguma pessoa específica que você tem pendências emocionais? A gente nunca, NUNCA sabe quanto tempo mais de vida terá.

Dividindo uma experiência pessoal, há 2 anos um garoto da minha sala morreu num acidente de trânsito. Foi horrível. De todas as 7 pessoas envolvidas só ele foi abraçado pela morte e, feliz ou infelizmente, ele era a pessoa mais querida e iluminada da sala. Não, não era meu amigo, mas o sentimento da perda foi o mesmo. Eu sempre tive apreço por essa pessoa e perdi a chance de dizer o quanto gostava dela por timidez, ou sei lá, a correria do dia a dia.

E aí ele se foi. Há 2 anos penso como teria sido a vida desse meu colega de sala. Há 2 anos o coração aperta toda vez que vejo alguém parecido com ele andando pela rua. Se ao menos tivesse dito o tanto de carinho que guardava no peito… Mas a morte foi mais ligeira. Então, se você está lendo isso agora, vai expressar seus sentimentos e resolver suas pendências. Não é pra ser trágica, mas, de fato, nós não controlamos a vida e muito menos o destino.

Você já parou pra dizer o quanto sente muito ou ama aquela pessoa? Vai lá hoje… Não é pra ser trágica ou sensacionalista, mas a gente nunca sabe até quando estará vivo. Poderia ter sido eu ou você. Mas não foi, então nos resta tirar lições valiosas desses momentos tão absurdos.

Enfim, eu poderia falar sobre as fases do luto ou de como passar pelo processo da perda de uma pessoa querida (próxima ou não), mas o choque e a tristeza são maiores do que uma abordagem técnica. Hoje a comunicação é apenas e tão somente de sentimentos e emoções que todos nós podemos passar algum dia na vida.

E no dia de hoje…. espero que fiquemos todos bem.

Originally published at www.siteladom.com.br on September 16, 2016.

--

--