Aparelho Sexual e Cia. é um livro que todo adolescente (e adultos) deveriam ler

Gabriely Araujo
Lado M
3 min readMay 28, 2019

--

França, 2001. Um livro voltado para adolescentes, dos 9 aos 13 anos torna-se referencia sobre orientação sexual: Aparelho Sexual e Cia.

Corta para 2018. Campanha eleitoral, todos os olhos voltados para os que disputavam o Planalto. No horário nobre, em pleno Jornal Nacional, o mesmo livro foi demonizado pelo então candidato do PSL (Partido Social Liberal), Jair Bolsonaro. Segundo o candidato, hoje presidente eleito, a obra faria parte de um “Kit Gay”, que estaria influenciando crianças e adolescentes a “mudarem” a orientação sexual.

Kit Gay que, aliás, nunca existiu.

Um órgão do governo de fato comprou o livro, mas não foi a pasta da Educação. Foi o Ministério da Cultura (MinC), e a obra foi destinada para bibliotecas públicas. A compra ocorreu em 2011. De acordo com a pasta, 28 exemplares foram adquiridos dentro do Programa Livro Aberto, que não tem relação com bibliotecas escolares.

Mesmo cortado pelo apresentador William Bonner, Bolsonaro já tinha feito o estrago. Depois da entrevista, não se falava mais em outra coisa, e sim no livro de Hélène Bruller e ilustrado pelo cartunista suíço Zep.

Mas o que há no livro Aparelho Sexual e Cia., afinal?

Aparelho Sexual e Cia., do original Le Guide du zizi sexuel (ou O Guia do aparelho sexual) é um guia com perguntas e respostas. De forma divertida e lúdica, traz explicações sobre vários aspectos envolvendo a sexualidade.

Entre as perguntas estão:

  • Como se beija na boca?
  • Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade?
  • O que é masturbação?
  • Como nascem os bebês?

O livro contém, inclusive, uma parte interativa, que simula o ato sexual. Para uma criança e adolescente, pode ser um alerta contra o abuso. Como saber o que é algo além sem explicar? Fica esse questionamento. Já para nosso “presidente”, seria um estímulo ao sexo. Através de ilustrações e de linguagem acessível, responde a muitos porquês sobre o corpo, gênero e sexualidade.

Esse deveria sim, ser usado como material complementar em escolas, porque traz conhecimento e descobertas. Além disso, ajuda a tirar pais, responsáveis e educadores daquelas perguntas “saias justas”. Essas, aliás, existem justamente pelos tabus que o tema do sexo ainda trazem em sociedade.

Por exemplo, ao falar sobre o processo de puberdade, há a seguinte pergunta e resposta:

O que é puberdade?

A puberdade é o período em que você passa da infância à idade adulta. Esse momento provoca muitas mudanças no corpo e na cabeça. Não é a idade mais fácil da vida. Mas todo mundo já passou ou vai passar por ela. E a puberdade também tem lá suas vantagens.

Essa e outras perguntas estão divididas em blocos, que abordam desde as mudanças do corpo até sensações e sentimentos. É perceptível a preocupação com a linguagem, acessível à faixa etária, e também a preocupação com respostas claras e objetivas, baseadas nas Ciências Biológicas e Psicologia.

No Brasil, Aparelho Sexual e Cia. foi publicado pela Companhia das Letras e ganhou uma nova tiragem através do selo juvenil do Grupo, Editora Seguinte, em setembro de 2018. Aliás, a editora resolveu relançar a obra justamente depois da clara distorção feita pelo presidente. Presidente que tem demonstrado, pelos atos de governo, que nada entende de educação.

--

--

Gabriely Araujo
Lado M
Writer for

Jornalista e professora de língua portuguesa. Um salve às metamorfoses!