As minas do K-POP que você precisa conhecer

Marina Yukawa
Lado M
Published in
5 min readJul 29, 2016

--

Já ouviu falar em K-POP?

A expressão é uma abreviação de korean pop, sendo que o K-POP vem ganhando o mundo, principalmente depois do sucesso gigantesco de PSY e seu Gangnan Style. Os cantores e grupos coreanos chamam a atenção pela variedade de estilos e cores, por sua extravagância e jeito descolado e até nonsense de cantar e dançar. Os MVs (music videos, ou videoclipes) enchem os olhos de tão bonitos e plásticos que são. E é claro que existem inúmeras cantoras e bandas femininas que são verdadeiras divas coreanas.

Fizemos uma lista com algumas minas que você precisa ouvir!

2NE1 — “I AM THE BEST”

2NE1 foi uma girlgroup sul-coreana formada por CL, Bom, Dara e Minzy. Debutaram em 2009 com o single Fire e em 2016 foi anunciado o término do grupo.

Lançaram I AM THE BEST em 2011, uma das canções mais reconhecidas do grupo pelo estilo confiante de se declarar “a melhor” não importando o quê. Clap Your Hands, Can’t Nobody e Crush são outros singles das 2NE1 que vale a pena conhecer!

CL — “The Baddest Female”

Chaerin Lee, conhecida como CL, é uma rapper sul-coreana e líder da girlgroup 2NE1. A forte e empoderada The Baddest Female de 2013 foi feita para todas as garotas más do mundo, como a letra diz. CL também lançou os singles solo MTBD e Hello Bitches. Reconhecida mundialmente, fez parcerias com Diplo e Skrillex, e promete lançar em breve seu primeiro álbum solo nos Estados Unidos. Fiquem de olho que a CL vem aí com novidades!

Girls’ Generation — “RunDevilRun”

Girl’s Generation é um girlgroup coreano forte só pelo nome! Podem ser chamadas também de Shojo Jidai (japonês), SoShi ou SNSD. O grupo é formado originalmente por nove garotas. São elas Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona, Seohyun e Jessica (ex-integrante). Alguns de seus grandes sucessos são Gee, Genie e I Got a Boy.

Miss A — “I don’t need a man”

Miss A foi uma girlgroup coreana formada por Fei, Suzy, Jia e Min. Estrearam em 2010 com os singles Bad Girl Good Girl e Step Up. Encerraram as atividades oficialmente em 2017.

I Don’t Need a Man é um single de 2012 e faz parte do mini álbum Independent Women Part III. Diz que uma mulher pode ser boa e bem sucedida sem a ajuda de um homem. Preciso dizer mais alguma coisa sobre essa música?!

f(x) — “Red Light”

Victoria, Krystal, Amber, Luna e Sulli (ex-integrante) formam o grupo feminino f(x). Estrearam em 2009 com o single digital LA chA TA e Red Light é o terceiro álbum do grupo, lançado em 2014, e o single vem com um videoclipe diferente, bonito e empoderador, cheio de tabus como bruxas, gato preto e fogo. Rum Pum Pum Pum e Pinocchio (Danger) são algumas de suas principais músicas.

LEE HI — “Rose”

Ha Yi Lee, conhecida como LEE HI, é uma cantora sul-coreana. Ficou conhecida em 2011 por sua participação no programa de talentos K-pop Star da emissora coreana SBS, no qual ficou em segundo lugar. Debutou em 2012, com apenas 16 anos, trazendo o single 1, 2, 3, 4. Rose, de 2013, fala que toda rosa tem seus espinhos e que eles podem machucar. Se quiser ouvir mais da voz poderosa da LEE HI — muitos a chamam de Adele coreana — , fica a dica de três outras canções de destaque da cantora: Breathe, My Star e It’s Over.

Dois anos se passaram e muita coisa mudou no universo do k-pop. Algumas bandas acabaram e outras estrearam, músicas novas foram produzidas alimentando ainda mais o cenário com músicas pop poderosas. Então trazemos uma lista atualizada de minas do k-pop que você também precisa conhecer!

BLACKPINK — “DDU-DU DDU-DU”

Blackpink é uma girlgroup sul-coreana formada por Jennie, Jisoo, Rosé e Lisa. A estreia do grupo foi em 2016 com os singles Boombayah e Whistle. Em 2018 voltaram com seu primeiro mini-álbum chamado Square Up que ficou em primeiro lugar em vendas no iTunes de 46 países no dia de estreia — incluindo o Brasil. O videoclipe de DDU-DU DDU-DU atingiu 200 milhões de visualizações no YouTube em apenas 33 dias do lançamento.

SUNMI — “Gashina”

Sun-Mi Lee, mais conhecida como SUNMI, é uma cantora sul-coreana de 26 anos, ex-integrante do grupo Wonder Girls. Em sua carreira solo, lançou em 2017 o single Gashina, canção que fala da superação de uma garota pós-término e abandono do parceiro. Em 2018, SUNMI voltou com Heroine que também vale a pena ouvir!

CLC — “Hobgoblin”

CLC (Crystal Clear) é uma girlgroup sul-coreana que estreou em 2015. Formado pelas sete garotas Seunghee, Yujin, Seungyeon, Sorn, Yeeun, Elkie e Eunbin, e sua música de estreia é Pepe. Hobgoblin é um videoclipe de 2017 que trouxe o novo conceito hip-hop empoderado das garotas. Outra faixa de destaque do grupo se chama BLACK DRESS.

(G)I-DLE — “LATATA”

Formado pelas seis integrantes Miyeon, Minnie, Soojin, Soyeon, Yuqi e Shuhua, a girlband (G)I-DLE teve sua estreia em 2018 com o single LATATA. Com batida dançante e vocais fortes, o grupo já vem se destacando no k-pop. Fiquem de olho nessas garotas!

EXID — “L.I.E.”

Solji, LE, Hani, Hyerin e Junghwa formam o grupo EXID, que debutou em 2012. Com músicas famosas por suas coreografias como Up & Down. L.I.E. foi lançada em 2016 e fala sobre se libertar de um parceiro mentiroso e traidor.

RED VELVET — “Bad Boy”

Red Velvet debutou em 2014 e é formado por Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri. Conhecida por músicas como Red Flavor e Russian Roulette, lançaram em 2018 a faixa empoderada Bad Boy, que diz que a garota vai começar a agir como um garoto malvado também.

O k-pop é um mundo à parte com dezenas de artistas que têm conquistado admiradores em todo o globo. Tem música boa para todos os gostos, apostamos que você vai encontrar alguma para amar!

--

--