(Photo by Jeremy Wong on Unsplash)

Carta de uma mãe para o filho alcoólatra

Cris Chaim
Lado M
Published in
2 min readMay 8, 2016

--

A remetente desta carta é uma mãe já idosa e cansada. O destinatário é seu filho que, aos 40 anos, acaba de sair de uma de suas tentativas de internação em clínicas de reabilitação para alcoólatras. Ela tenta fingir que é Deus escrevendo, pois sabe que talvez o filho não a escute, e Deus talvez seja mais convincente do que ela. Contudo, ao final ela ainda assina como “sua mãe”.

Os nomes foram alterados e os grifos são originais da autora.

“Uma carta de Deus para o João

Você é um ser humano

É o meu milagre

Você é forte, capaz, inteligente, pleno de dons e de talentos.

Entusiasme-se com eles!

Reconheça-se, encontre-se

Aceite-se e anime-se

Pense que desde esse momento, sua vida pode mudar para melhor, se você se propuser e entusiasmar; sobretudo se perceber toda felicidade que pode conseguir somente com o ato de deseja-la.

Você é minha criação maior!

Você é meu milagre. Não tenha medo de começar uma vida nova.

Como temer se você é meu milagre?

Você está dotado de poderes desconhecidos para todas as criaturas do universo.

Você é único! Ninguém é igual a você. Está somente em você aceitar o caminho, enfrenta-lo, e seguir adiante, até o fim simplesmente porque você é livre.

Não se esqueça que você é meu milagre destinado a ser feliz, com misericórdia, com piedade, com alegria para que este mundo em que transita seja digno de você.

E, se você é o meu milagre destinado a ser feliz, use seus dons.

Troque a escuridão pela luz, modifique o seu lugar contagiando esperanças, alegria e otimismo. E faça-o sem temer, porque Eu estou com você!

São Paulo, 26/11/2000

Um abraço de sua mãe”

Dezesseis anos depois, ele disse que iria visita-la e não foi. Ela, preocupada, foi até sua casa, abriu a porta e viu que seu anjo tinha partido para sua nova jornada.

Originally published at www.siteladom.com.br on May 8, 2016.

--

--

Cris Chaim
Lado M
Writer for

Empoderamento feminino, aceitação corporal, drinks e livros