Carta para todas as futuras alunas que entrarão por cotas na USP

Helena Vitorino
Lado M
Published in
4 min readJul 5, 2017

--

Querida aluna,

Você carrega um grande mérito dentro de si: o mérito de ter sido aceita numa das melhores universidades do mundo. Seus conhecimentos agora serão compartilhados com a sociedade, e tudo que você sabe (ou acha que sabe) vai se ampliar em magnitudes que você ainda não é capaz de compreender. Vai ser mágico tudo isso. Vai ser também doloroso e confuso em algumas partes. E justamente para que você viva tudo isso na intensidade em que seus sonhos fantasiam, eu venho hoje, humildemente, te preparar.

Preparar você para os dizeres que você encontrará na porta do banheiro, nas mesas da sala de aula ou em algumas paredes da universidade, dizendo que você não deveria estar ali. Pode ser que você encontre um desses dizeres rabiscado no seu caderno, direcionado exclusivamente a você; pode ser também que alguém um dia supere a própria moralidade e te diga isso diretamente, sem se esconder atrás de palavras anônimas, só para te informar que aquele “não é o seu lugar”. Eu te asseguro que essas situações acontecerão, e te asseguro também que você é mais forte do que pode imaginar. Só você sabe todo o esforço que empregou para estar ali, para merecer aquele espaço, então não se apequene diante disso: aquele é o seu espaço. Não deixe que lhe digam que você não merece usufruir do que conquistou. E ainda que, na hora exata, você não tenha as forças para se manifestar, acima de tudo, não deixe que estes dizeres te façam pensar que aquele não é o seu lugar.

Venho hoje também preparar você para a comprovação diária do seu potencial, de suas capacidades, do seu conhecimento e da sua resistência. Ninguém vai te perguntar se você é capaz: ao contrário, vão assumir naturalmente que você não é. Se você não se preparar cuidadosamente para isso, em algum momento você pode achar que eles estão certos; que sua presença ali é uma fraude, e que ter ingressado numa das melhores universidades do mundo, no seu caso, foi uma grande ocorrência da sorte. Mas não se engane: você não tem sorte. Você tem passado; você tem noites mal dormidas atrás de livros e cálculos absurdos; você tem tentativas, tem erros e acertos, tem rascunhos, tem choro, fôlego e grito; você tem tudo que a universidade exigiu para ingressar nesta vaga, e se você está lá, é porque você tem as competências que precisa. Não deixe que lhe digam o contrário disso.

Quero preparar você para os conflitos existenciais que vão recair sobre você, fazendo-a duvidar de tudo, absolutamente tudo, que você sabe e que você sente. A universidade é, de fato, um universo: você será lançada no mundo de desafios reais da vida adulta, e as cobranças serão lançadas sobre você, na mesma medida. Mas calma. Você vai conseguir administrar. Em alguns momentos você vai pirar, vai querer desistir de tudo, vai considerar que tudo aquilo é maior do que você consegue lidar, mas calma. Os períodos de loucura vão servir para te mostrar o que é prioridade pra você. Não tenha medo de pedir ajuda: nós estamos aqui por você, sempre. Não tenha medo de procurar ajuda profissional: fazer terapia pode te fazer ver tudo com mais clareza. E não tenha medo de parar e começar de novo, se você concluir que isso é melhor pra você. Encerrar ciclos também é importante para evoluir, e você pode, em algum momento, achar que aquilo não é o que você quer. A pressão virá por todos os lados: de dentro da universidade os olhares te apertarão para que você abandone; de fora da universidade, as bocas te atacarão para que você suporte. Mas calma. Você vai conseguir, independente do que for o melhor pra você.

Quero preparar você para vencer. Sim, vencer. Você vai vencer, diversas vezes, e isso será mérito seu, não duvide disso. Você vai tirar notas boas, sim. Você vai escrever dissertações boas, você vai acertar seus cálculos, você vai produzir bons trabalhos. E você também vai falhar. Você vai conviver com algumas notas baixas, sim. Vai receber críticas duras. Você vai atrasar algumas leituras, vai confundir alguns conceitos. Você vai errar. E isso vai construir todo seu conhecimento e experiência para ser uma pessoa melhor. Mas muito mais do que vencer, falhar, conquistar ou se frustrar, você vai crescer.

Quero preparar você para trilhar um caminho importante. Um caminho que outras mulheres percorreram, e pavimentaram especialmente para você. Um rumo percorrido no passado, com percalços desnecessários e pedras pesadas, que foram removidas ao longo dos anos especialmente por você. Você percorrerá os caminhos que Enedina Alves Marques percorreu, antes de você; caminhará ao lado de Ruby Bridges e Dorothy Counts, e sentirá em sua pele um pouco do brilho e da agonia que elas viveram. Você sentirá a força de Katherine Johnson e Virgínia Bicudo te acalentarem nos momentos difíceis. E no final dessa longa jornada, você será um desses nomes, e inspirará outras jovens como você, que estão aflitas e preocupadas com o que virá pela frente.

Um dia você verá em seus olhos toda a confusão desta fase, e poderá lhes dizer “Calma. Eu estou aqui para te preparar”.

Texto dedicado, com muito amor, a todas as futuras alunas cotistas da Universidade de São Paulo.

Originally published at www.siteladom.com.br on July 5, 2017.

--

--