Coletivo feminino de profissionais da música abre inscrições para mentoria para mulheres musicistas

Lado M
Published in
3 min readOct 14, 2020

--

Estão abertas até o dia 15 de outubro de 2020 as inscrições para a Treinam (Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres), aulas feitas por mulheres e para mulheres, ao vivo pela internet, sobre conceitos e ferramentas para possibilitar musicistas serem protagonistas da própria jornada artística.

O treinamento conta com sete mentoras vindas do mercado musical que abordarão temas como gerenciamento de carreira, educação financeira, propriedade intelectual e direitos autorais, personal branding, comunicação com a imprensa entre outros.

As inscrições devem ser feitas no site www.treinam.com.br
São 25 vagas e é possível concorrer a cinco bolsas de estudo.

As aulas acontecerão via Zoom em encontros às terças e quintas,das 20h às 21h, de 22 de outubro a 08 de dezembro de 2020. O treinamento tem a duração de três meses, com duas aulas com duração de 60 minutos por semana. A metodologia é de ensino remoto, com exposições, debates, fornecimento de material de leitura de suporte e certificado de participação.

Sobre a Treinam

A Treinam é um negócio social que quer diminuir a brecha de gênero no mercado musical. A desigualdade de oportunidades em função de relações de gênero injustas é uma realidade no mercado musical de diversas partes do mundo.

No Brasil, pesquisa realizada com mulheres atuantes no mercado da música pela DATA SIM (2020) aponta que a falta de equidade de gênero tem impacto muito negativo sobre a carreira neste mercado: 61,7% das mulheres entrevistadas afirmam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres no ambiente de trabalho; 64,9% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres em cargos de liderança e 67,1% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de remuneração entre homens e mulheres.

O time de mentoras da Treinam

● Julie Sousa: Baterista, professora de bateria, podcaster, produtora e idealizadora da Hi Hat Girls, oficina de bateria para meninas e mulheres. Condecorada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, da ALERJ.
● Nathalia Moura: Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e Estratégia, atua no mercado de Instrumentos Musicais há 10 anos com foco em marketing e mídias sociais. Nath é também a idealizadora do Guia de Bateras.
● Izabel Muratt: Mestre em empreendedorismo cultural e criativo pela Goldsmiths University em Londres, é produtora artística, de estrada e curadora musical.
● Aryane Sanchéz: Especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing. Criadora e curadora do Fórum de Produtores Culturais.
● Isis Correia: Jornalista e co-fundadora da Agência 1a1, especializada em divulgação para o mercado da música, bandas e artistas.
● Gracielle Fonseca: Jornalista, mestre em Linguística/Análise Crítica do Discurso, autora do documentário Mulheres no Metal, co-autora do documentário Ruído das Minas, co-fundadora do site Festivalando e coordenadora de projetos sociais no terceiro setor.
● Dride: Musicista, artista gráfica e designer, pós-graduanda em Teoria, História e Prática de Rock. Fundadora da Design per Music, estúdio digital de design gráfico para músicos, bandas e negócios da música.

Convidadas

● Guta Braga
Guta Braga atua há mais de 25 anos no mercado do som e da música, trabalhou em gravadoras, editoras e empresas de tecnologia como Warner/Chappell, Sony ATV, Sony Music, Imusica, BMG, Universal, Vevo, entre outras.
● Daniela Rodrigues
É empresária do Rashid e diretora da Foco na Missão Produções e Merchandising, escritório que administra a carreira do músico e sua marca de roupas. Desde 2012, atua como produtora executiva, estando à frente de negociações, planejamentos e divulgação dos trabalhos do rapper.

--

--