Photo by Content Pixie on Unsplash

Conheça a Wicca, a religião matriarcal que cultua a Deusa

Gabrielle M.
Lado M
Published in
5 min readDec 8, 2016

--

Quando pensamos em bruxaria ou wicca, vários estereótipos vêm à nossa imaginação, mas você realmente já parou para saber mais sobre a wicca independentemente desses estereótipos?

Entrevistamos a Wiccana Beatriz Frade para conhecer um pouco mais desse mundo que muitos já ouviram falar, mas que poucos tem coragem de perguntar, e descobrimos que a wicca diz muito mais sobre as mulheres do que poderíamos imaginar.

Lado M: Primeiro de tudo, o que é uma wicca? De onde surgiu esse movimento?

Beatriz: Um wiccano é aquele que segue os dogmas da religião Wicca. É uma pessoa que acredita nas forças da natureza, que vem na forma de uma Deusa tríplice e um Deus. A Wicca é uma religião Neo pagã que começou nos anos 50, baseada no paganismo antigo.

G: Qualquer um pode ser wicca? Precisa de curso para ser wicca?

B: Sim, qualquer um pode ser Wicca! Não, não precisa! Claro que você pode ser iniciado por sacerdotes e frequentar as festividades maiores e tudo mais, mas você pode fazer na sua casa, sozinha.

LM: Quais as bases do movimento wicca? Os seus princípios? No que vocês acreditam?

B: Existem 13 princípios wicca, mas em suma o que eles carregam é a sabedoria e a harmonia com a natureza que todo o wiccano deve possuir. Acreditamos que devemos buscar a natureza para o nosso bem estar e saúde, entre outras coisas. Não acreditamos no conceito de mal absoluto, como, por exemplo, o cristianismo coloca.

LM: O fato de você se identificar como uma wicca é alvo de preconceito? Se sim, de onde você acredita que esse preconceito surgiu?

B: Sinceramente, eu costumo deixar esse meu lado mais oculto das pessoas porque prefiro assim. Entretanto, quando se fala de paganismo, bruxaria, wicca, a imagem do satanismo vem à tona e muitos não entendem a distinção. Acredito que o preconceito tenha surgido com a demonização do paganismo pela igreja católica. Importante lembrar que muitas mulheres foram queimadas por isso.

LM: Qual a diferença entre wicca, paganismo e bruxaria? Existe uma diferença?

B: Existe! A wicca é uma religião com dogmas, datas festivas e tudo mais. O paganismo é qualquer crença que não seja católica e suas derivações (ortodoxa, afins) (pasme!). Já a bruxaria é uma prática que não envolve religião. São práticas relacionadas à espiritualização dos praticantes, ou seja, você pode ser católica, umbanda, muçulmana e ser bruxa. A bruxaria é a conexão com a natureza, e você pode desde acreditar em panteões, num Deus, ou em nenhum.

LM: Qual a relação do pensamento wicca com a mulher? Tendo em vista que o sagrado feminino é um ponto importante desse movimento.

B: A Wicca é uma religião matriarcal. Já começa por aí. Temos como divindade maior uma Deusa que assume todas as formas da mulher: donzela, mãe e anciã, passando por todas as fases da lua. O feminino é ligado à fertilidade da natureza. Tirando que é possível existir sacerdotisas e não há diferenciação de poder entre homem e mulher

LM: Os wicca se consideram uma religião ou um culto?

B: Uma Religião!

LM: No mundo Wicca todas as mitologias são aceitas? Por exemplo, se eu quiser cultuar a deusa Freya da mitologia nórdica eu posso?

B: Na wicca não, porque é uma religião mesmo! Eu sigo preceitos Wicca, mas sou apaixonada por bruxaria. Na wicca, você tem a Deusa e o Deus apenas, mas como a wicca está no mundo da bruxaria, muita gente acredita e aceita mais panteões. E se eu te contar que acreditamos em fadas, gnomos, afins? (risos). Inclusive existem rituais para cada elemental! (fadas etc)

LM: Qual a importância do mês de outubro para a Wicca? Essa importância afeta as mulheres?

B: Dia 31 de outubro (o famoso dia das bruxas) é quando comemoramos o Samhain, considerado o início de um novo ano! Ele tem importância não apenas para as mulheres, mas para todos os wiccanos, já que é o dia em que acreditamos que se pode ter uma “conexão” com os mortos. Não recebemos ou evocamos espíritos, apenas celebramos de forma feliz aqueles que já se foram, como o “Dia de los Muertos” no México!

LM: Quais festivais são praticados por vocês, além do Samhain (Halloween)?

B: Mabon — Equinócio de Outono; Lamas — Festa da Colheita; Ostara e Yule (como se fosse o Natal), se comemora o renascimento. O Deus conífero — quem vai fertilizar a deusa, e então ela virará mãe, trazendo fertilidade a terra — está renascendo, trazendo luz! E a Deusa volta a ser donzela, (já que nessa fase ela está como anciã), entre outros!

LM: O que nós, não-wiccas, podemos fazer para nos energizar ou aproveitar ao máximo esse período que é tão importante para os praticantes dessa religião? Existem coisas que fazemos e que têm a ver com wicca e que não sabemos?

B: Meditar! Meditar é ótimo! Parar um minuto e ouvir o dia, a natureza. Os não praticantes dessa religião fantástica e pouco conhecida podem energizar cristais, beber chás de ervas específicas (camomila, a famosa “acalmadora”), tentar sentir a natureza de uma maneira mais íntima, sabe? Pisar na terra de verdade! E claramente existem coisas que todo mundo faz e tem a ver com a Wicca! Nem notamos, mas algumas “superstições” são vindas da bruxaria e praticadas dentro da Wicca também. Um grande exemplo é quando alguém fala pra “tomar banho de sal grosso” pra espantar mal olhado.

LM: Como podemos fazer para energizar cristais?

B: Para energizar cristais você pode simplesmente deixá-los no sol ou à luz da lua! Essas são as maneiras mais simples!

LM: Existe um feitiço que você gosta mais?

B: Eu amo os de cura! Não tem um específico, mas tem um que gosto e pratico bastante em que. Já que meu elemento é Terra, eu pego terra, pedras verdes e coloco na luz da lua por alguns dias regando. *

LM: E você sente que dá resultado esses feitiços?

B: Me dá muita paz interior, então sim! Faço meditação com fogo (vela) e é a que mais funciona pra mim!

LM: Você disse que seu elemento é Terra. Como você sabe seu elemento? Ele tem a ver com seu signo ou algo assim?

B: Sim! Meu elemento é terra porque eu sou de touro, mas o de afinidade é o fogo, então orno os dois.

LM: A afinidade vem da onde? Do seu signo também? Como a gente descobre nossa afinidade?

B: O de afinidade é sentimento mesmo, eu fico paralisada com fogo. Meu namorado tem afinidade com a água ou ar, não lembro, por exemplo (risos). É como se eu ficasse em hipnose (risos) me concentro 100%! Só testando mesmo! Entrando em cachoeira, mar, meditando com vela, sentindo o vento, o ar e tudo mais. Na realidade tudo isso vem com muita leitura! O interessante da bruxaria também é que você pode ser discípulo de qualquer deus, de qualquer panteão. Tenho um amigo que é discípulo de Hécate (Deusa da magia, bruxaria, da terra e às vezes até do submundo), por exemplo!

Caso voce tenha gostado e se interessou pelo estudo dessa religião, para entender ainda mais, a entrevistada sugeriu a página https://www.facebook.com/Rosea.Bellator

*Esse feitiço fica no grimório da Beatriz, livro de feitiços, que todo mundo pode fazer! De acordo com ela “cada grimório é pessoal! Você anota receitas, experiências, cola plantinhas”

Originally published at www.siteladom.com.br on December 8, 2016.

--

--