Conheça o livro Confissões de Uma Adolescente Grávida

Helena Vitorino
Lado M

--

Mirella é uma adolescente muito jovem, e embora madura e bem objetiva sobre sua condição, sofre com as dúvidas e pressões a que estão submetidas as jovens de dezesseis anos, mais duramente ainda as jovens grávidas. A gravidez foi fruto de um acidente, quando o preservativo estourou durante uma relação com seu namorado, Fabrício. Os dois adolescentes entram num momento muito delicado e inesperado, que é a gravidez precoce, mas com pulso firme e com a ajuda dos pais, decidem seguir em frente, juntos, e viver sua inesperada experiência. Essa é a trama do livro Confissões de Uma Adolescente Grávida, da autora Graciela Paciência e publicado pelo Círculo das Artes.

Mirella inicia o seu diário um pouco decepcionada, mas muito consciente: seus primeiros pensamentos são antecipações das coisas que vão mudar drasticamente em sua vida, num claro sentimento de tentar prevê-las para sofrer menos e saber lidar da melhor forma. Os olhares tortos e os comentários, a possível falta de dinheiro, e o adiamento de muitos planos pessoais são as primeiras reflexões que passam por sua mente. E como seria seu bebê? Estaria pronta para dar o melhor de si para aquela criança, num momento de sua vida em que ela própria ainda seguia descobrindo o que era o melhor de si? As preocupações de Mirella eram amansadas pela presença constante de seus familiares e de Fabrício, no intuito de acalmá-la para que ela sentisse que nunca estaria sozinha. Cercada da família, do namorado e das amigas, Mirella vai se acostumando à gestação, até um grande baque dá mais uma reviravolta em sua vida: num exame de ultrassom, Mirella e Fabrício descobrem que seu bebê é portador da Síndrome de Down.

A partir desta descoberta, a protagonista de Confissões de Uma Adolescente Grávida narra sua história de uma perspectiva muito mais aflitiva: agora não era apenas uma jovem grávida, que teria de amadurecer às pressas para criar seu filho; agora era uma jovem grávida de um bebê com necessidades muito especiais, que exigira dela ainda mais maturidade e equilíbrio do que uma gestação não-especial. Os conflitos pessoais e adolescentes de Mirella vão se misturando aos alvoroços da gestação, e um turbilhão de emoções e acontecimentos povoam seus nove meses até a chegada do bebê. Neste período, Mirella têm de equilibrar a escola, as relações familiares, que nem sempre são fáceis, o preconceito da sociedade que está tão próximo dela, e seu namoro com Fabrício. A jovem descobre, então, que a vida é bem mais complexa do que lhe parecia, e que a coragem é a ferramenta indispensável para adentrar no tão obscuro mundo da vida adulta.

A realidade de Mirella é bem diferente da realidade em que vive a grande parcela de jovens brasileiras em situação de gestação na adolescência. Suporte familiar e recursos financeiros que abarquem uma gravidez precoce, entre os 15 e 20 anos da genitora, não é o cenário mais comum no Brasil. Ainda, a solicitude e participação de Fabrício também é uma novidade para um país que sofre da “falta de paternidade”, muitas vezes em casos até de gravidez planejadas. Mas o grande poder de Confissões de Uma Adolescente Grávida está em sua escrita, que é leve e reconfortante, e nas temáticas que explora com jovialidade e inocência de uma jovem de dezesseis anos.

Este é, com certeza, um livro que eu adoraria ter lido aos dezesseis anos. Mesmo as jovens que não experimentaram uma gravidez precoce precisam ser apresentadas a histórias como a de Mirella, que abordem os temas da iniciação sexual, DSTs, sentimentos, depressão e gravidez. Estes assuntos, que muitas vezes caem como uma bomba desconhecida no colo das adolescentes, seriam muito melhor introduzidos se livros como “Confissões de Uma Adolescente” fossem mais comuns e mais acessíveis. Histórias de vampiros são legais, mas histórias como Confissões de Uma Adolescente Grávida são necessárias (e também são muito legais!). A gestação precoce e indesejada é um fato que pode ser combatido com a instrução. De forma prazerosa e leve, Mirella vai se assemelhando a muitas de nós aos dezesseis: muito medo associado de alterações hormonais, paixões aflorando junto dos anseios, enjoos e barriga, indecisões e diversão.

Originally published at www.siteladom.com.br on April 25, 2017.

--

--