Descubra O Que o Sol Faz Com As Flores no novo livro de Rupi Kaur

Lado M
Lado M
4 min readMay 26, 2018

--

Em 2017, a Editora Planeta trouxe para o Brasil o livro de poesia Outros Jeitos de Usar a Boca, obra que chegou ao 1º lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. A autora indiana Rupi Kaur rapidamente ganhou os corações das brasileiras com seus poemas de linguagem simples, mas profunda. Depois de mais de 100 mil exemplares vendidos, a editora trouxe, em 2018, o segundo livro da autora: O Que o Sol faz com as Flores.

Se você gostou do primeiro, prepare-se: o segundo tem 256 páginas recheados de novos poemas de Rupi. Assim como Outros Jeitos de Usar a Boca, O Que o Sol faz com as Flores também é dividido em cinco partes: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. Essa divisão veio de uma conversa de Rupi Kaur com a mãe, em um momento de tristeza da autora. Essa conversa eternizou-se no poema que está na orelha da edição brasileira:

essa é a receita da vida minha mãe me disse me abraçando enquanto eu chorava

pense nas flores que você planta a cada ano no jardim elas nos ensinam que as pessoas também murcham caem criam raiz crescem

para florescer no final

Murchar

O livro O Que o Sol faz com as Flores começa com “Murchar”, que traz uma coletânea de poemas sobre fins de relacionamento. Essa parte traz justamente o processo de luto pelo qual as pessoas envolvidas passam ao terminar um relacionamento.

não é o que deixamos para trás que me destrói é o que poderíamos ter construído

se ficássemos

Cair

Em “Cair”, Rupi Kaur traz poemas sobre o processo de aceitação corporal, desde a maturidade do corpo feminino até a busca pela perfeição imposta pela sociedade. Em “Cair”, a autora também traz um poema muito pessoal, que talvez seja um dos mais profundos de O Que o Sol faz com as Flores: um relato do estupro que sofreu.

Leia um trecho:

depois que você invadiu minha casa ela nunca mais pareceu minha não consigo receber um novo amor sem ficar enjoada eu perco o sono depois do primeiro encontro perco o apetite fico só pele e osso

até de respirar eu esqueço

Enraizar

O capítulo “Enraizar” também é um relato bastante pessoal da autora. Nele, Rupi conta um pouco sobre a sua família, as tradições indianas e as vidas de seus pais como imigrantes nos Estados Unidos.

Nesse capítulo de O Que o Sol faz com as Flores, Rupi Kaur fala bastante da admiração e amor que sente pela mãe, que abriu mão de tudo para criar seus filhos.

seu marido e seus filhos vão tirar da sua boca vamos te consumir emocional e mentalmente e isso é um desastre não nos deixe convencê-la de que seu autossacrifício é sua forma de dar amor

Crescer

Em “Crescer”, Rupi Kaur traz um capítulo de aceitação, amor próprio e novos relacionamentos. A partir desse momento, seus poemas trazem um tom mais leve e otimista do que os presentes nos primeiros dos capítulos de O Que o Sol faz com as Flores.

quando você começa a amar uma pessoa nova dá vontade de rir porque o amor é indeciso lembra de quando você tinha certeza que da última vez era a pessoa certa e agora olha você aí

redefinindo a pessoa certa de novo

Florescer

O último capítulo de O Que o Sol faz com as Flores, “Florescer”, traz um tom de reflexão e espiritualidade. Poemas de ancestralidade, morte, Deus, sororidade, empatia e feminismo estão presente no fechamento do livro.

nosso trabalho deve preparar a próxima geração de mulheres para nos superar em todas as áreas

esse é o legado que vamos deixar

O Que o Sol Faz com as Flores

O novo livro de Rupi Kaur vem para confirmar a força da sua poesia. A linguagem simples e os temas tão frequentes na vida das mulheres fazem com que seja impossível não se identificar com algumas — ou todas — das situações vividas pela autora.

O Que o Sol faz com as Flores traz muito mais da vida de Rupi Kaur do que Outros Jeitos de Usar a Boca, o que pode ser uma experiência interessante para conhecê-la melhor e entender de onde vem suas inspirações para cativar mulheres pelo mundo.

Mesmo que você não seja uma grande fã de poesia, os livros de Kaur valem a leitura.

Originally published at www.siteladom.com.br on May 26, 2018.

--

--