Empoderamento profissional: aproveite os “obstáculos” e dê um salto na sua carreira

Maria Beatriz Melero
Lado M
3 min readApr 11, 2016

--

Nem sempre nossa carreira segue os planos que desenhamos. Nem sempre ela segue o caminho que traçamos em nossas mentes e corações. Mas isso significa que deu tudo errado?

Quem me conhece sabe o quanto gosto de How I Met Your Mother. Sim, a série tem seus erros, mas também tem os seus acertos. Um dos acerto veio de um conselho de uma personagem, Lily Aldrin, interpretada por Alyson Hanningan.

No último episódio da quarta temporada de How I Met Your Mother, Ted Mosby, vivido pelo ator Josh Radnor, mais uma vez se vê frustrado com sua carreira como arquiteto ao ter mais um projeto seu cancelado. Não vamos entrar na discussão sobre a personalidade de Ted nesse texto, mas sim nesse fato que acontece na vida da personagem.

Anteriormente, Ted havia recebido uma proposta para ser professor de arquitetura em uma faculdade. E ser professor não estava nos planos que ele havia traçado para sua carreira. Lily diz, então, para Ted “dar o salto” em sua carreira. No contexto do episódio, dar o salto seria superar seu momento ruim e tentar enxergar com bons olhos essa nova possibilidade que ele teria como profissional.

Trazer a ficção para a vida prática pode soar como um adoçamento da realidade, ainda mais se pensarmos nos últimos dados divulgados pelo IBGE, no qual a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24, em 2015, ficou na casa dos 16,5%.

É difícil dizer “Não” a uma oportunidade de emprego quando nos sentimos tão sufocadas dentro de nossas próprias expectativas e frustrações. Mas tente olhar pela perspectiva de Lily: às vezes, projetamos um único futuro e o enxergamos somente como a única realidade possível. De tal maneira que nos cegamos e não damos atenção aos sinais e chances que a vida nos oferece.

E será que não podemos desviar um pouquinho do caminho que havíamos planejado? A questão aqui não é se conformar com as pequenas derrotas, mas aproveitar um mundão de oportunidades em nossas vidas.

E mais: nem sempre provar o novo, o não planejado, significa desistir de seus sonhos e do que você deseja seguir profissionalmente. Significa testar habilidades desconhecidas, aprimorar o que você já sabia de experiências passadas.

Você não precisa desistir jamais dos seus sonhos, porque a vida profissional não segue o caminho mais curto no mapa que você desenhou para sua carreira. Paralelamente, você pode levar projetos que te completam e que, quem sabe, seja o retorno a esse futuro que você teve que desviar momentaneamente.

A estrada é, na maioria das vezes, sinuosa, cheia de buracos e você precisa dar saltos para não cair dentro deles. Ao dar esses saltos, você pode encontrar novos caminhos até então desconhecidos e que podem servir como uma nova rota até o futuro profissional que você tanto desejava.

Dê um salto na vida. Take the leap.

Originally published at www.siteladom.com.br on April 11, 2016.

--

--

Maria Beatriz Melero
Lado M
Writer for

Jornalista aqui e no VIX | Cria da ECA/USP | Pitadas de feminismo, comportamento, bem-estar e direitos humanos