“Ju Sem as Mãos” chama atenção para a causa PCD reproduzindo capas e editorias famosas
Se você está no TikTok, já deve ter visto algum vídeo da “Ju Sem As Mãos”. A conta da estilista Juliana Santos cresceu muito nos últimos meses e hoje tem mais de 240 mil seguidores. Com aa série “Peripécias da Ju”, a influenciadora conta sua história através do humor e atinge crianças e adolescentes que se identificam com o tema e se sentem mais confiantes para lidar com as suas deficiências.
No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Para trazer mais visibilidade para a causa, Juliana Santos reproduziu capas e editoriais famosos para mostrar que a inclusão também precisa ser no mundo da moda.
Quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa aproximadamnete 45 milhões de pessoas.
Ju Sem as Mãos
Foi com apenas R$250 que Juliana Santos abriu seu próprio ateliê de vestidos de noiva. Hoje, a estilista atende noivas por todo o Brasil. Contudo, ela alerta para comportamentos capacitistas: “As pessoas me enxergam como um exemplo de superação por não ter as mãos e não olham as minhas conquistas. Isso é capacitismo e precisamos mudar a maneira de valorizar a conquista do PCD — que é uma Pessoa com Deficiência e não um ‘Portador’; afinal, não escolhi ‘portar essa deficiência’”, reforça Juliana Santos.
Reconhecida pelos vestidos que assina, Juliana conta que renasceu do fogo como uma Fênix. “Fui jogada no fogo e do fogo renasci. E sempre que a vida me joga de novo eu renasço mais forte e resiliente. Desistir nunca foi uma opção para mim. Aos quatro anos tive queimaduras em várias partes do corpo, perdi os dedos da mão esquerda e dos pés. Minha mãe biológica me abandonou no Hospital de Queimaduras, e fui adotada ainda no Hospital por uma família maravilhosa. Sofri bullying na infância e adolescência, mas sempre fui incentivada a lutar por meus sonhos e objetivos, a não desistir.”
Uma nova heroína está chegando!
Para trazer ainda mais visiblidade para a causa das pessoas com deficiência, Juliana Santos se prepara para lançar um Gibi sobre a super-heroína “Ju Sem as Mãos”, com histórias de realização e conquistas de PCDs bem-sucedidos.
“Amo esse mundo de super-heróis, principalmente o fato de que eles têm sempre uma identidade secreta, de uma pessoa comum, e que lutam para defender o mundo e ajudar outras pessoas. Por que não pessoas com deficiência também? Afinal, é por isso que lutamos: para que nos vejam acima de nossas deficiências. A minha família me ensinou a superar as adversidades e retirar o melhor de cada obstáculo”, afirma Juliana Santos.
O gibi também trará a história de Milena Struck, eleita Miss Universo Infantil 2019 e que possui agenesia de antebraço; do influenciador da inclusão Ivan Baron; da blogueira, maquiadora e ativista PCD Juliana Rocha; da ativista Stephanie Marques; e da jornalista, fotógrafa e modelo Maria Paula Vieira, que também mostrarão seus superpoderes.
“Quero mostrar que pessoas com deficiência são iguais a qualquer pessoa. Mesmo com nossas limitações, temos muito a oferecer e só queremos ser tratados com respeito. E, como mãe, acredito que podemos mudar a educação a partir de nossas crianças. O gibi será, principalmente, para as crianças se verem e se sentirem representadas”, reforça Juliana , que é mãe de Miguel (7), Pérola (4) e Aurora (1).
Para dar vida ao projeto, a estilista tem aproveitado o seu dom para criar produtos com renda 100% revertida ao gibi. Ela tem desenvolvido tênis e camisetas customizadas para levantar o valor inicial necessário para finalizar a primeira edição.
Os produtos assinados pela estilista Juliana Santos podem ser comprados diretamente pelo perfil @jusemasmaoss no Instagram ou através do seu perfil no TikTok.