O que Ieda e Vivian fizeram por Emilly tem nome: SORORIDADE

Ana Paula Souza
Lado M
Published in
3 min readApr 11, 2017

O Big Brother Brasil foi o grande assunto da noite de ontem. Com a expulsão de Marcos, que agrediu física e psicologicamente a participante Emilly, sua então namorada na casa, todos aguardavam pelo momento em que a produção daria a notícia à gaúcha. Como já era esperado, Emilly ficou profundamente abalada, mas o surpreendente para o público — e talvez para a própria Emilly — foi a forma como as participantes Ieda e Vivian reagiram diante do sofrimento da estudante. Na noite de ontem, as duas deram para o país inteiro uma das melhores demonstrações do que é sororidade, uma expressão frequentemente usada pelo movimento feminista e que precisa, urgentemente, fazer parte da vida de todas as mulheres.

O que é sororidade?

Sororidade é a relação de irmandade, união e afeto entre mulheres em vários contextos, mas, principalmente, diante de situações machistas. Apesar de todas as diferenças que podem ter entre si, todas as mulheres têm em comum o fato de que são oprimidas socialmente pelo machismo, de modo que, em contextos abusivos, precisam se unir para que possam enfrentar o patriarcado e lutar contra situações misóginas e sexistas. Isso quer dizer que você não precisa gostar de todas as mulheres que fazem parte da sua vida e também não precisa ser a melhor amiga de todas as mulheres do mundo, MAS, se você presenciar alguma mulher vivenciando uma situação abusiva, você precisa ajudá-la.

A sororidade de Ieda e Vivian

Agora que você já sabe o que é sororidade, vamos ao exemplo prático dado por Ieda e Vivian no BBB.

Ieda e Vivian nunca se deram bem com Emilly. Ao longo dos três meses de programa, foram vários os momentos em que as duas falaram mal da gaúcha e vice-versa. Emilly e Vivian muitas vezes trocaram comentários maldosos entre si, ora porque não se aguentavam, ora também porque Marcos tentava usar Vivian para fazer ciúmes em Emilly. Já a relação entre Ieda e Emilly era mais focada no jogo: Ieda era vista por Emilly como uma grande jogadora, e não raramente foi chamada de interesseira e manipuladora pela estudante.

Porém, apesar das diferenças e inimizades que marcaram o relacionamento de Ieda e Vivian com Emilly, as duas deixaram tudo de lado na hora de acolher Emilly quando ela se culpava pela expulsão do namorado e não acreditava estar em uma situação abusiva dentro do Big Brother Brasil. Ieda e Vivian poderiam ter se fechado e deixado Emilly sofrer sozinha, se culpando e procurando erros em suas atitudes que justificariam a expulsão de Marcos, mas não foi o que aconteceu: Ieda e Vivian se preocuparam em acolher a estudante e em mostrar para ela que ela era a grande vítima naquela história toda — e que a vítima nunca tem culpa.

“Impediram que algo pior acontecesse. Alguma coisa pior podia estar pra te acontecer, logo mais adiante”.

“Talvez tu não estivesses enxergando que tu tavas precisando de ajuda”

“A gente acha que agressão é só tacar o pau, mas agressão é algo muito abrangente”.

“Isso aqui (roxo causado por Marcos no braço de Emilly) é uma agressão”

“Ele sabe que ele é responsável pelos atos dele”.

“Um dia a briga é maior e, às vezes, essa briga é fatal”.

Isso é sororidade. Você pode não gostar da mulher que está ao seu lado agora, mas, se ela estiver sendo oprimida pelo machismo, você deve estar ali para ajudá-la. E pode ter certeza: um dia, quando você precisar, ela também estará ali por você.

Originally published at www.siteladom.com.br on April 11, 2017.

--

--