O Vazio dos Teus Olhos transforma em poesias os dilemas de uma mulher livre

Nathalia Marques
Lado M
2 min readAug 26, 2018

--

Ser livre. É o que muitas de nós desejamos. Só que colocar isso em prática, dentro de uma sociedade patriarcal, envolve uma eterna desconstrução que, por vezes, gera dilemas emocionais.

O Vazio dos Teus Olhos, da escritora paraibana Fabiana Araújo, transforma alguns desses dilemas em poesias. Mas que dilemas são esses? Muitos. A autora aborda desde questões emocionais até políticas.

E para fazer isso, ela brinca com as palavras. No livro O Vazio dos Teus Olhos, assuntos densos são tratados com delicadeza por meio de um jogo de palavras. Isso faz com que a leitura seja leve e ao mesmo tempo gere reflexões profundas.

Fabiana Araújo nos faz questionar, por exemplo, a intensidade do amor versus os limites que não podem prejudicar a liberdade. Ela ainda explora a entrega emocional que gera feridas.

ei, moço, presta atenção

que eu não sou dessas de ficar.

gosto de chegar e partir.

ir e vir. vai e vem.

o movimento é que me excita.

A autora também usa a poesia para questionar o lugar da mulher que é imposto pela sociedade e reivindica direitos. Porém, de forma muito sensata, ela não esquece de mencionar o dilema da mulher que se coloca diante da luta.

estou cheia do mundo.

mudo.

para onde? não sei!

um que não se cale, talvez!

Entre reivindicações e dilemas, durante a leitura também somos agraciadas com poemas que exploram a sexualidade e colocam o desejo na mulher em pauta de forma intensa.

quero falar tua língua

e a quero no meu corpo.

Para finalizar, é preciso mencionar algo interessante sobre O Vazio dos Teus Olhos. Sua leitura gera uma identificação instantânea. Não acredito que isso seja por acaso. Afinal, os dilemas emocionais e as reivindicações abordados nas 98 páginas são também aqueles das mulheres que se querem livres.

*O livro está disponível para compra no site da editora Desconcerto.

--

--

Nathalia Marques
Lado M
Writer for

Jornalista que viaja, literalmente e metaforicamente, e escreve sobre as coisas