Photo by 白 晓东 on Unsplash

Por que você deve comprar flores para si mesma

Lado M
Published in
2 min readFeb 19, 2016

--

Dia desses eu vi uma menina super empoderada comprar flores pra si mesma. Depois de tempos esperando que seus parceiros a dessem flores, ela simplesmente foi lá e comprou. Eu já ganhei flores em datas especiais, mas, por algum motivo que eu desconheço (ou conheço e não quero enfrentar), deixei de ganhar.

Resolvi então comentar como era bom receber flores, ainda que a graça do presente diminuísse depois desse comentário/pedido. Não funcionou. O pedido aconteceu com outras coisas também, como com o desejo pela pergunta de como foi meu dia, com os passeios à dois, com as idas ao cinema sem motivo, com os “eu te amo”. Em alguns casos surtiu efeito, mas a vida foi perdendo um pouco a sua graça.

Descobri então que tem coisas nessa vida que a gente não pode pedir. Não dá pra pedir pra alguém gostar da gente. Não dá pra pedir pra alguém se importar um pouco mais. Não dá pra pedir mais “eu te amo” ou demonstrações de carinho. A partir do momento que essas coisas são solicitadas, o relacionamento passa a ser algo montado, quando a graça da vida é a espontaneidade. Podemos sim tentar conquistar quem amamos, mas não a todo custo. Nem sempre (quase nunca) o fato de alguém não nos tratar como queremos é nossa culpa.

Porém, é nossa culpa seguir em relacionamentos que não nos deixam completas, que nos afastam da nossa essência e que nos fazem esconder em algum lugar aquela vontade de ser amada com mais intensidade. Engolimos os nossos “eu te amo”, jogamos os presentes que compramos fora e deixamos de demonstrar carinho da maneira que gostamos pra ter um relacionamento “equilibrado”. Muitas vezes, nivelamos por baixo sim, mas pelo menos desse jeito machuca menos. Será?

Ainda que seja difícil encarar o fato de que não temos recebido o amor que queríamos, precisamos ser mais como essa moça do começo do texto. Talvez não seja uma campanha, mas um ato solitário de amadurecimento emocional: compre flores pra si mesma. Se ainda não existe alguém pra carregar o seu fardo quando você não aguenta mais, ou pra te dar carinho quando você quer, seja você mesma essa pessoa.

E não entre ou continue em um relacionamento que te faz se sentir mais sozinha do que quando sozinha.

Originally published at www.siteladom.com.br on February 19, 2016.

--

--