Escute 100% Feminista, da MC Carol e Karol Conka

Lado M
Lado M
3 min readOct 17, 2016

--

“Desde pequenas aprendemos que silêncio não soluciona. Que a revolta vem à tona pois a justiça não funciona” — 100% Feminista, MC Carol e Karol Conka.

Confesso que, até pouco tempo atrás, eu tinha muito preconceito com funk, apesar de sempre ter defendido que é cultura, independentemente do que o povo diga. Só que eu nunca tinha parado para escutar nada até ouvir Gaiola das Popozudas para apresentar o funk brasileiro para um amigo gringo.

Não tenho vergonha nenhuma de dizer que já gritei “My pussy é o poder”, até por que eu pude abrir muito o olho com essa música e esse grupo. Só que as letras ainda não me atraiam. Percebia ainda que existia muita objetificação da mulher e incentivo à rivalidade feminina.

Aí apareceu uma moça chamada MC Carol e a música Meu namorado é mó otário e depois ela também fez Delação premiada, que fez brotar em mim o interesse em prestar mais a atenção no que estava acontecendo. Na mesma época, conheci o feminismo negro, e, mesmo não sendo de periferia, acabei me identificando muito. Por causa dela, também descobri a Karol Conka, que aos poucos estou conhecendo e adorando.

Essas duas se juntaram e criaram a música 100% feminista, que nada mais é do que um hino para nós, mulheres, que temos a consciência do que é ser mulher e passar por todas as mesmas coisas que nossas avós passavam: marido e pais que exploram e agridem (“Mulher apanha, se não fizer comida”); sociedade que ainda tenta impor padrões retrógrados; governo que não se preocupa com o bem estar feminino (sim, falo do aborto) e criam leis absurdas; e uma mídia que ainda faz espetáculo com a morte de uma mulher pelo marido (reportagens como “mata por amor”, “ele a amava demais”, “crime passional”). Só que, ao contrário das nossas avós, nós não vamos repetir esse padrão e vamos fazer diferente.

100% Feminista toca na ferida das mulheres, principalmente das mulheres negras, que, além de tudo isso que já foi citado, ainda sofrem com a herança de uma cultura escravocrata e que tenta a todo custo embranquecer o país e acabar com a cultura e a autoestima negra.

Todas as mulheres precisam lutar para conseguir um lugar, mas essas duas mulheres maravilhosas vieram para mostrar além: mostram que a mulher negra também pode e DEVE se libertar de todas essas algemas e entrar em qualquer lugar de cabeça erguida.

100% Feminista só veio confirmar a revolução que está acontecendo e que não vai parar de acontecer: as mulheres não vão deixar o machismo passar e não vão se calar diante de injustiças e opressões. Não vai ser fácil, mas o bonde sabe falar mais alto.

Que essa música sirva de lição para todas nós:

Originally published at www.siteladom.com.br on October 17, 2016.

--

--