#Elassim: encontre uma candidata e vote em mulheres

Nathalia Marques
Lado M
Published in
3 min readOct 4, 2018
Crédito: Blog da BBM — USP / Reprodução

No dia 29 de outubro, saímos das redes e tomamos as ruas, de diversas cidades brasileiras, para nos posicionar contra o fascismo. Foi um momento histórico, não há dúvida. Só que precisamos ir além das ruas e das redes. Precisamos mostrar nosso posicionamento também nas urnas.

Ficou evidente para todas nós, após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, que o Congresso Nacional possui uma força importante dentro dos poderes. Só que, assim como essa força foi usada para retirar uma presidenta legítima do poder, ela também pode ser usada a nosso favor.

Como? Combatendo o retrocesso em nosso país, caso o candidato Jair Bolsonaro seja eleito, e garantindo nossas pautas, caso outros candidatos consigam virar o jogo.

Não dá mais para esperar. Precisamos nos movimentar para eleger mais mulheres que façam uma barreira de resistência e que pautem as demandas feministas, dos negros, indígenas e LGBTs na Câmara dos Deputados e no Senado. Para entender a real necessidade disso, vamos ao cenário atual.

Em 2014, dos 27 senadores eleitos, apenas 5 são mulheres. Dos 513 deputados federais, apenas 54 são mulheres. Isso precisa mudar. Nossas pautas precisam ser levantadas. Além disso, diante de um cenário que pode, sim, levar um fascista à Presidência da República, temos que criar uma barreira de proteção aos nossos direitos.

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.”

(Simone de Beauvoir)

Precisamos de uma bancada combativa no Congresso #voteemmulheres

Vale lembrar que não podemos votar em mulheres sem nenhum critério, pois isso acabará nos levando para subrepresentatividade. Ou seja, podemos eleger mulheres que não atendam as pautas das minorias.

Por isso, pesquise quais são as propostas de cada candidata. Para ajudar no processo, decidimos listar algumas iniciativas que mapeiam candidatas de todo o Brasil. Se você ainda não sabe em quem votar, chegou a hora de descobrir!

Campanha de Mulher

Crédito: Campanha de Mulher / divulgação

A Campanha de Mulher é uma iniciativa da Mídia Ninja, junto com comunicadoras feministas. O projeto selecionou candidatas, de diversos estados do Brasil, que levantam as bandeiras das minorias sociais. No site, você encontrará diversas candidatas e ainda uma biografia sobre cada uma delas.

Meu Voto será Feminista

Crédito: Meu Voto será Feminista / divulgação

O projeto é uma ação organizada pela PartidA, coletiva suprapartidária e orientada à esquerda. Seu objetivo é conseguir, nestas eleições, eleger mais mulheres feministas “[…] que pensam um projeto de democracia enfrentamento com justiça social, diálogo e inegociável a todas as formas de desigualdade e opressão”, explicam as organizadoras. No site, você encontrará uma lista candidatas de diversos estados e um pouco do posicionamento delas.

Mapa das Mina

Crédito: Mapa das Mina / divulgação

Quem procura candidatas no estado do Rio de Janeiro, o Mapa das Mina pode ajudar. O coletivo visa promover, viabilizar e apoiar as candidaturas de mulheres. Desta forma, o projeto criou um “Tinder” eleitoral. Para descobrir quem está alinhada com as suas demandas, você só precisa responder algumas perguntas e escolher o partido.

Provavelmente, em algum projeto você encontrará suas candidatas. Só que nossa missão ainda não acabou. Precisamos também mostrar para outras manas o quanto isso é importante. Por isso, neste três dias antes da eleição, converse com outras mulheres ou amigos pró-feminismo. A mobilização precisa ganhar ainda mais força!

--

--

Nathalia Marques
Lado M
Writer for

Jornalista que viaja, literalmente e metaforicamente, e escreve sobre as coisas