Redemoinho em Dia Quente de Jarid Arraes traz retrato das mulheres do Cariri

Carolina Carettin
Lado M

--

Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), Jarid Arraes lança seu quarto livro pelo selo Alfaguara da Companhia das Letras. Redemoinho em Dia Quente é uma coletânea de contos que traz muito do estilo cordelista de Arraes.

Autora de livros como As Lendas de Dandara e Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, Jarid é conhecida por destacar mulheres em seus livros e cordéis. Todos os contos da obra são protagonizados por mulheres da região natal da escritora e misturam misturam realismo, fantasia, crítica social.

No primeiro conto, uma senhora católica encontra uma sacola com pílulas suspeitas na praça da cidade. Ela leva a sacola para casa e decide experimentar um barato que a leva até o padre Cícero, símbolo da região.

Já em Gesso, temos a história de uma jovem que tem um namorado ciumento e, para fugir dele e de suas agressões, diz ter feito uma promessa para a Nossa Senhora e precisa ficar rezando incessantemente.

As mulheres de Arraes são potentes, trazem marcas de suas histórias e de suas antepassadas. Apesar de serem contos curtos, as personagens conseguem atingir complexidade.

Em entrevista, Jarid diz:

“Você ser inserida em uma realidade de uma tradição tão forte, do interior, cercada de racismo… como não ter traumas?”

Redemoinho em Dia Quente surge na carreira da autora como um “fazer as pazes” com o Cariri, resgatando suas lembranças e raízes. Com pai e avô cordelistas, Jarid frequentava a igreja com a família materna e teve uma experiência muito plural da região.

Essa pluralidade é percebida nos contos que têm personagens lésbicas, bissexuais, negras, pobres, transexuais, jovens, velhas. A escritora consegue retratar as diversas mulheres de forma fiel e realista.

Como Fátima, personagem do último conto do livro, o texto de Jarid é um redemoinho em dia quente. Chega levantando a terra toda, mas com bons olhos, de quem já engoliu muitas injustiças na vida.

--

--

Carolina Carettin
Lado M
Writer for

Jornalista, caipira de Araras, interior de São Paulo. É bailarina desde criança, ama ler e é fã da Rita Lee.