Photo by Brad Lloyd on Unsplash

Sobre a dificuldade de se ver bonita

Lado M
Published in
3 min readMar 28, 2016

--

Eu sou gorda. Normalmente, minha vida segue absolutamente normal sendo assim. Às vezes, rolam umas crises, mas são poucas.

Esses dias meu namorado me perguntou se eu gostaria de emagrecer e eu demorei demais pra responder. Acredito que, no fundo, lá no fundo mesmo, eu simplesmente não tenho o desejo de me ver magra, de ter outro corpo.

Gostaria de ter uma cintura mais fina e braços menores? Gostaria, mas, na boa, mesmo sem perder essas camadas de pele, eu continuo fazendo as coisas normais da vida, seja não me esconder em roupas largas ou deixar de curtir o sol e a água refrescante de um dia ensolarado por conta do meu grande peso.

E, igualmente esses dias, estava no sacolão com o namorado e duas garotas comentavam que “é importante a pessoa se sentir bem com ela mesma, mas não tem cabimento ter 1,5 metro e pesar oitenta quilos”. OK, eu tenho 1,55m e 80 quilos. Meu feminismo teve uma pequena vontade de voltar lá e dizer que tudo bem ter tais proporções, que não é por ter esse tamanho que eu deveria automaticamente ter problemas no joelho, diabetes ou falta de ar andando. Afinal de contas, o achismo que envolve a gordofobia normalmente vem acompanhado de argumentos sobre a saúde da pessoa gorda.

Só que, ao invés de ter ficado chateada ou realmente incomodada, não senti nada. Minha vida, meu corpo, MINHA GORDURA, minhas regras. Encarei tal sentimento de plenitude, apesar de comentários externos, como sendo plenitude. Só que, apesar de eu me sentir uma pessoa completamente normal com todas as minhas dobras e quilos, tenho dificuldades em me sentir bonita.

Admito.

Meu namorado diz que sou linda, eu gosto do conjunto formado pelo meu cabelo cabelo cacheado, nariz batatudo e muitas dobras. Esta sou eu. Mas ver fotos é um problema, ver garotas com as quais me identifico fisicamente é um problema. Tenho dificuldade em achá-las bonitas, assim como tenho dificuldade em me enxergar, de fato, bonita. Será que é possível — ou permitido — se sentir bela tendo 80kg e 1,55m de altura? Será que eu teria o direito de me achar A tal com meus braços enormes? Sim, sim e sim. Nada disso realmente é um problema.

Mas tenho dificuldades em acreditar nessas premissas. Eu posso me sentir bem e bonita, mas isso muda ao ver fotografias sozinha ou com outras pessoas proporcionalmente menores do que eu. Mas não sou obrigada a me sentir mal só por ser eu mesma. Se eu descobrir como podemos nos sentir mais bonitas, conto para vocês.

E você, querida leitora, tem dificuldades em se sentir bela?

Originally published at www.siteladom.com.br on March 28, 2016.

--

--