The Fall é a próxima série da Netflix que você precisa assistir!

Vanessa Panerari
Lado M
3 min readNov 23, 2017

--

Ano passado foi ao ar a terceira e última temporada de The Fall, série de drama policial da rede britânica BBC criada por Allan Cubitt e dirigida por Jakob Verbruggen. Apesar de ter apenas três temporadas e 17 episódios no total, The Fall conquistou muitos fãs, tanto por sua inegável qualidade quanto por alguns elementos que a diferenciam de outras séries do gênero.

Na trama, Jamie Dornan (Cinquenta Tons de Cinza) vive Paul Spector, um homem que mora em Belfast, na Irlanda do Norte, e que possui vida dupla. Publicamente ele é um pai de família dedicado e trabalha com saúde mental, inclusive ajudando mulheres em casos de violência doméstica. Mas, secretamente, ele é um serial killer completamente misógino que ataca mulheres morenas, independentes e bem-sucedidas profissionalmente.

O padrão de violência de Spector passa despercebido pela polícia da cidade até que a personagem de Gillian Anderson (Arquivo X), Stella Gibson, superintendente da polícia de Londres, percebe que os assassinatos seguem um modelo específico e que acontecem em série. Logo que a detetive se dá conta de que estão lidando com um serial killer, ela toma a frente da investigação. Daí por diante o embate entre os dois protagonistas vai progredindo.

Por que The Fall é uma série policial diferente?

Para começar, você já deve ter reparado que a maioria das séries policiais possuem um homem como líder da equipe. Aqui, temos Gibson como líder da operação. Ela é uma mulher que já passou dos 40 anos, independente, solteira, sem filhos, segura, que se coloca muito firmemente perante os colegas de profissão e que tem plena noção de que ocupar a posição que ocupa lhe rende muitos julgamentos sociais — como quando sua eficiência profissional é questionada por seu envolvimento casual com um policial mais jovem.

Logo no início, a primeira vítima de Spector chama a polícia por se sentir perseguida. Vão até sua casa um policial homem e uma mulher. Ambos duvidam do depoimento da moça, pensando que talvez ela estivesse muito bêbada ou que tenha esquecido a chave de casa com algum namorado. Quando ela aparece morta, a policial mulher se sente profundamente culpada. Gibson, então, num gesto de sororidade, tira a policial da patrulha das ruas e a chama para ser seu braço direito. Segundo ela, o ambiente onde trabalham é muito machista e elas precisam se apoiar.

The Fall é sobre desigualdade de gênero

Diversos aspectos apontam que The Fall é muito mais que uma série policial convencional: ela trata de desigualdade de gênero. A dinâmica de polos opostos entre Gibson e Spector é, sem dúvidas, a cartada de mestre da produção. Por um lado, Spector representa o ápice da misoginia, demonstrando que um homem pode ser absurdamente violento com mulheres ao mesmo tempo em que aparenta ser um “cidadão de bem”. Por outro lado, Gibson representa uma mulher, como tantas outras, que em cada minuto precisa lidar com violências em todos os âmbitos da vida. A detetive simboliza o que Spector odeia e o que o faz matar. Colocar esses dois personagens como oponentes leva a um confronto magnífico com a nossa realidade.

Outro forte motivo que faz com que The Fall valha a pena é Gillian Anderson. A atriz conduz sua personagem de maneira notável. Anderson foi indicada ao Satellite Award de melhor atriz em série de drama três vezes por Arquivo X e uma por The Fall.

The Fall é uma série relativamente curta, foge dos padrões do gênero policial, usa a ficção para levantar temas muito importantes e está disponível na Netflix! Se você ainda não viu, vale a pena dar uma chance!

Trailer

Originally published at www.siteladom.com.br on November 23, 2017.

--

--