Troca, de Thata Alves, traz o universo da mulher negra e periférica

Nathalia Marques
Lado M
Published in
2 min readSep 8, 2017

Há poemas que conseguem com doçura tocar em feridas. Há ainda aqueles que com leveza nos levam a temas profundos e nos fazem refletir. É exatamente esses dois tipos de poemas que encontrados no livro Troca, da escritora Thata Alves, publicado pela editora Zinelândia e pela Academia Periférica de Letras.

Em 48 páginas, Thata Alves consegue nos levar para dentro de seu coração e nos mostrar sua percepção sobre muitas questões. Ela faz com que possamos refletir sobre problemas que ainda existem em nossa sociedade.

A luta da mulher negra

Com palavras leves, encontramos em seus versos o orgulho pela ancestralidade negra, a resistência de seu povo e suas vivências como uma mulher negra em uma sociedade racista.

“…Iya, seu bailado na dança

mostra abundância

na herança que carrega.

Nega veia, mãe, mulher, militante.

Defende a todo instante cultura sua!

Seu bailado um reinade de graciosidade.

Sensualidade de Osun,

destreza de Ogum…”

A escritora, por meio de seus versos, nos mostra as batalhas que uma mulher enfrenta para criar seus filhos sozinha, as diversas abnegações que passa, as dificuldades do dia a dia e a solidão. Mesmo com tantos desafios, seus poemas são pura resistência.

Troca nos apresenta sentimentos de uma mulher negra indignada e cansada de viver em uma sociedade racista. Contudo, ela continua forte e resistindo pelos seus. Uma mulher que tem que criar seus filhos sozinhas e que faz isso com muita destreza. Uma mulher que jamais vai se calar.

“Se eu tenho

alguma coisa

nessa vida,

quem me deu

fora útero

e o coração”

E o que encanta, além de todo a resistência expressa nos versos, é que Thata ainda mescla no livro poemas de amor, sensualidade e desejo. Com todo esse conteúdo, Troca consegue ser um livro de poesia que nos proporciona adentrar no coração de uma mulher negra e periférica.

Para as mulheres brancas, ler Troca é uma oportunidade de ouvir os sentimentos e experiência de uma mulher negra. E para as mulheres negras ler Troca será possivelmente uma experiência prazerosa e representativa.

Obs: O livro Troca é uma publicação independente e sua aquisição pode ser realizada no site da autora: https://www.thataalvespoetisa.com/

Leia também: Outros Jeitos de Usar a Boca é um livro para encarar a dor — e superá-la

Originally published at www.siteladom.com.br on September 8, 2017.

--

--

Nathalia Marques
Lado M
Writer for

Jornalista que viaja, literalmente e metaforicamente, e escreve sobre as coisas