Um Instante de Amor é sobre amor, casamentos arranjados e abusos
Um Instante de Amor é o mais recente filme da diretora francesa Nicole Garcia e também uma adaptação do livro da autora italiana Milena Agus. O drama conta a história de Gabrielle Rabascal, interpretada por Marion Cotillard, uma jovem nascida em uma pequena cidade rural na França, por volta dos anos 50. Gabrielle casa-se com José (Alex Brendemühl) por meio de um arranjo de sua mãe, que espera que, com um homem em sua vida, Gabrielle passe a não ter mais comportamentos “melancólicos” e “desvairados” e nem sentir mais as dores crônicas que considerava inventada pela jovem. Apenas tempos depois Gabrielle é diagnosticada com pedra nos rins e é enviada para uma clínica de tratamento na Suíça. Lá ela conhece André Sauvage (Louis Garrel), um veterano de guerra que também está internado, e desenvolve uma paixão imediata por ele.
Como a maioria dos filmes franceses que eu já assisti, a fotografia e a trilha de Um Instante de Amor não decepcionam. A luz sóbria é acompanhada do som leve e cotidiano, o que permite que as atuações se destaquem nos mínimos detalhes, tornando as cenas mais humanas e tocantes. A atuação de Marion Cotillard é impecável. Sempre fui fã da atriz, porém, como Gabrielle, ela chega a estar quase perfeita. Sentimos nos seus movimentos e olhares toda a intensidade da personagem, que é muito complexa e bem construída do começo ao fim.
Um Instante de Amor retrata também toda a violência que ser mulher traz para Gabrielle. Seja como filha, esposa ou mãe, os abusos físicos e psicológicos no ambiente familiar são constantes. A personagem é vista como problemática e tem suas vontades reprimidas diversas vezes. Acredito que o filme possa trazer gatilhos para mulheres que já sofreram abusos, especialmente relacionados à família, portanto não recomendaria assistir.
Além da história, direção e atuações, Um Instante de Amor é baseado em um livro escrito por uma mulher, dirigido por uma mulher e é protagonizado por uma mulher, uma raridade nos cinemas. O drama, como todo drama, é triste, mas Um Instante de Amor também é muito bonito e sensível, marcou minha noite e ainda terminei com a vontade de ler o romance, tudo que se espera de um filme bom.
Originally published at www.siteladom.com.br on June 23, 2017.