Sitemap
Ladobier

Fale com a gente: contato.ladobier@gmail.com

10 fatos que você precisa saber sobre a Oktoberfest de Munique

6 min readSep 25, 2019

--

Press enter or click to view image in full size
Tenda da Paulaner. Foto:

No último final de semana teve início a edição 186 de um dos maiores festivais populares do mundo, a Oktoberfest de Munique, que acontece todos os anos, regada a muita cerveja, música, comidas e brincadeiras tradicionais.

A festa esconde muitas curiosidades e é muito mais que somente um frenesi cervejeiro. É um patrimônio cultural da Alemanha. Aqui listaremos alguns fatos para você saber mais sobre este tradicionalíssimo festejo.

1. A origem da festa

A festa remonta a 1810. O príncipe herdeiro Ludwig , que mais tarde se tornaria o rei Ludwig I, casou-se com a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810.

Os cidadãos de Munique foram convidados a participar das festividades realizadas nos campos em frente aos portões da cidade, para celebrar o feliz evento real. Os campos foram nomeados Theresienwiese (“campos de Theresa”) em homenagem à princesa. Os locais acabaram abreviando para “Wiesn”, e por esse nome chamam até hoje, carinhosamente o festival.

As corridas de cavalos na presença da família real marcaram o encerramento do evento, que foi comemorado como um festival para toda a Baviera. A decisão de repetir as corridas de cavalos no ano seguinte levaram à tradição da Oktoberfest virar o grande evento que acontece até hoje.

2. Uma longa e triste pausa

A Oktoberfest deixou de ocorrer entre os anos de 1939 a 1948, num intervalo de dez anos, por causa da Segunda Guerra Mundial. No final da década de 1940 foi organizado o “Herbstfest”(festival do outono) como um substituto e uma distração para os cidadãos de Munique no período pós-guerra. Um pequeno “Herbstfest” também foi comemorado em 1919 e 1920, no contexto da Primeira Guerra Mundial. A festa somente voltou a ocorrer de fato em 1949. Na totalidade, a Oktoberfest foi cancelada 24 vezes em sua história.

3. Os trajes típicos usados pelos frequentadores

Muito mais que uma “fantasia” como alguns pensam, os trajes típicos são símbolo de valor e preservação da cultura local.

A famosa calça de couro, a “Lederhose”, usada pelos homens, é típica no estado da Baviera, e em cidades austríacas vizinhas. Tradicionalmente, era uma roupa utilizada durante a caça pelos camponeses, pois era fácil de limpar e bem prática para o trabalho no campo. Podendo variar em seu comprimento, o modelo mais comum é o que fica abaixo dos joelhos. Completa o conjunto dos homens uma blusa, que normalmente é branca ou quadriculada, e meias de lã que cobrem a panturrilha toda. Muitos optam pelo uso de um chapéu com pena. No passado, e ainda hoje, o chapéu das pessoas mais idosas tem uma pena de ganso, que quanto mais comprida e vistosa, indica o poder aquisitivo da pessoa.

Já as mulheres usam os típicos vestidos conhecidos como “Dirndl”. A palavra tem origem no dialeto da Bavaria, o bayerisch, ainda utilizado em Munique, que se referia a uma mulher jovem ou uma menina, e “Dirndlgewand” se referia ao vestido usado.

4. Apenas cervejas de Munique

Press enter or click to view image in full size

A festa tem uma espécie de legislação própria, e dentre as principais regras a serem cumpridas, existe uma que prevê que somente cervejarias originárias de Munique podem participar do evento.

A cidade, que é conhecida como a capital mundial da cerveja, possui 6 grandes gigantes conhecidas mundialmente. São elas:

  • Augustiner: a mais antiga de Munique e a única que não exporta suas cervejas.
  • Hacker-Pschorr: já foi a cervejaria mais importante de Munique no século XVIII, era inicialmente conhecida somente como Hacker. É famosa na festa por ter uma das tendas mais animadas, com o tema “o céu da Baviera”.
  • Hofbräu: A famosa cervejaria de Munique, fundada pelo Duque bávaro William V, que serviu durante 200 anos somente a alta nobreza bávara, é hoje muito mais um ponto turístico do que somente uma cervejaria da cidade.
  • Lowenbräu: A cervejaria dona de um dos restaurantes mais bonitos da cidade, o Löwenbräukeller, famoso por sediar grandes festas, em especial o “Wiesnzelt”, que é a after-party oficial da Oktoberfest. Junto com a Spaten e Franziskaner, integra desde 2003 o grupo Ab-Inbev.
  • Paulaner: Muito popular no Brasil, é a “mais nova” de Munique, fundada pelos monges Paulinianos, no ano de 1634. Segundo a opinião de muitos, possui uma das cervejas mais saborosas da festa.
  • Spaten: Por último mas não menos importante, a cervejaria que foi responsável por desenvolver o estilo mais consumido do sul da Alemanha: a Helles de Munique.

5. A festa de outubro que começa em Setembro

É confuso, de fato. Pelo nome da festa, podemos concluir facilmente que ela ocorre durante o mês de outubro. Entretanto, isso não é (uma completa) verdade.

Com o passar dos anos, a festa teve o início transferido para a terceira semana de setembro, por um motivo simples: para que os visitantes possam aproveitar a festa com temperaturas mais amenas.

6. Ninguém bebe antes da autorização do Prefeito

Press enter or click to view image in full size
Tudo preparado para a cerimônia de abertura do primeiro barril na tenda Oide Wiesn. Foto:

Desde 1950, o festival só começa após a saudação oficial às armas e o prefeito gritando O ‘zapft is! (“Es ist angezapft”), isso significa que o primeiro barril de cerveja foi aberto, pontualmente ao meio-dia. “Es ist angezapft” significa que o barril esta perfurado para retirar cerveja, a perfuração se da com uma “Zapfhanhn”, uma espécie de torneira especial para fazer o furo no barril. É oferecido a primeira caneca ao Ministro-Presidente do Estado da Baviera. Só depois disso, o festival pode começar.

7. Tendas da Oktoberfest

Press enter or click to view image in full size
Fachada da tenda da Spaten. Foto:

A festa conta com um total de 17 grandes tendas e 21 pequenas, além das 6 principais representadas pelas cervejarias da cidade. Os frequentadores podem desfrutar também de algumas bem específicas, como a “Weinzelt”, isso mesmo, uma tenda para os apreciadores de vinho e espumantes. Enganou-se quem achou que a festa era exclusivamente cervejeira.

8. Comidas típicas

Se você achou que na Oktoberfest comeria muito porco, salsicha e pão…

Está certo! Na festa é possível encontrar os principais pratos da culinária bávara, como:

  • Schweinbraten- Porco assado, geralmente preparado na cerveja escura e cebola.
  • Schweinhaxe- o famoso joelho de porco à pururuca, servido com batata.
  • Steckerlfisch- Peixe no espeto, assado na brasa.
  • Além de outros, como o clássico frango assado, salsichas, Obatzda, e o famoso Breze, no brasil conhecido como pretzel.
Press enter or click to view image in full size
Um dos mais clássicos pratos da festa, o meio frango assado. Foto:

9. Quanto custa o Litro da cerveja no Oktoberfest?

Os enormes canecos de 1L de cerveja servidos na festa, em alemão chamados Maß ( fala-se “m-á-ss”), estão custando esse ano entre 10.80 e 11.80.

10. Os números expressivos da festa

  • A festa recebe anualmente mais de 6 milhões de visitantes
  • São consumidos mais de 7 milhões de litros de cerveja
  • Nas duas semanas da festa, são consumidos cerca de 100 bois, 500 mil frangos, 70 mil joelhos de porco, 120 mil pares de salsichas e muito mais.
  • 15% dos visitantes da Oktoberfest são estrangeiros.

PROST!

Press enter or click to view image in full size

é cervejeiro e vive em Munique. Atua também como guia, fazendo tour cervejeiro pelo Estado da Baviera. Instagram: @checkinalemanha

--

--

Luciano Chaves
Luciano Chaves

Written by Luciano Chaves

Brazilian photographer living in Munich 🇧🇷🇩🇪⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No responses yet