A história por trás da cerveja Zodiak, da Omnipollo

Victor Kling
Ladobier
Published in
3 min readOct 23, 2019
Karl Grandin segura a Impressão da arte da Zodiak. Foto: Divulgação Omnipollo.

Exposições realizadas recentemente pelo artista da Omnipollo, Karl Grandin parece tê-los inspirado a explorar e divulgar a história por trás da cerveja Zodiak. A multiplicidade de formas nas quais ela é apresentada, bem como o número crescente de artigos promocionais relacionados à mesma (Garrafas, latas, cobertores e impressões) faz com que ela se destaque em meio à infinidade de rótulos produzidos por eles, mostrando assim a relevância desta cerveja, que acidentalmente se tornou uma de suas mais importantes flagships.

“Nunca nos propusemos a criar uma cerveja dentro de um estilo específico, preferindo em vez disso fazer a cerveja que queremos beber e esperando para ver como ela é recebida pelo público, mas com a Zodiak foi diferente, ela rapidamente se tornou a nossa IPA da casa.”

A Zodiak foi produzida pela primeira vez em 2014, com foco nos hopheads, como são chamados os “viciados” em lúpulo no meio cervejeiro. O objetivo era ter uma cerveja que saciasse a sede por lúpulo, ao mesmo tempo em que pudesse se desenvolver melhor do que uma IPA clássica com o passar do tempo. A experimentação começou partindo da Fatamorgana e, na Zodiak, o objetivo foi de desenvolver melhor o perfil de malte da receita.

“A nossa IPA da casa. Uma mistura de grãos, pós-fermentação intocada e uma lupulagem inspiradora com Simcoe, Citra e Centennial.”

Lata da Zodiak. Foto: Divulgação Omnipollo.

Uma IPA que mantivesse um sabor equilibrado ao longo do tempo, à primeira vista, poderia parecer ser tão surrealista quanto o trabalho artístico do zodíaco alternativo concebido e desenhado por Karl Grandin. Com doze signos de um universo paralelo, o Zodíaco da Omnipollo é algo que “está do outro lado de um buraco negro”. “A chance de que outra civilização aparecesse com um zodíaco paralelo pode parecer pouco provável, mas no âmbito do universo, as possibilidades são infinitas”. Seguindo esta linha de pensamento, podemos dizer que o mesmo poderia acontecer dentro do universo da cerveja. A experimentação não conhece mais limites.

Zodiak é uma cerveja que “viaja”, do espaço sideral onde foi concebida, para estar disponível em todos os 45 países onde se pode encontrar a Omnipollo. A cerveja Zodiak é definitivamente um sucesso. Especialmente do ponto de vista da arte. De latas e garrafas a cobertores e impressões. Sem dúvida que esta é uma de suas mais fortes e notáveis obras de arte.

Latas da Zodiak. Foto: Divulgação Omnipollo.

--

--