Cervejaria Antares é uma gigante artesanal da Argentina

Victor Kling
Ladobier
Published in
4 min readOct 1, 2018
Entrada do primeiro brewpub Antares, em Mar del Plata. Foto: divulgação Antares.

Atualmente, a Cervejaria Antares ocupa a posição de liderança no mercado de cervejas artesanais na Argentina. Com presença forte na capital, onde possui bares próprios, a marca está disponível em diversos outros destinos turísticos, como Bariloche, Mendoza, Rosario e Córdoba. Sua história teve início na cidade de Mar del Plata, no final dos anos 90, onde o casal Leonardo e Mariana Ferrari se juntaram ao amigo Pablo pra dar início à empreitada.

Os três eram grandes “hobbystas” da cerveja. Os primeiros contatos com as artesanais surgiram de uma viagem do casal aos Estados Unidos em 1993. Ambos ficaram fascinados ao conhecer um americano que fazia cerveja na varanda de casa. Não imaginavam que isso era possível. Apesar de, assumidamente não terem gostado do sabor, ficaram encantados com a ideia de fabricar a própria cerveja. “Me pareceu maravilhoso poder fazer cerveja em casa, assim como fazer um churrasco ou uma massa de pão”, diz Leo Ferrari.

Ao retornar para a Argentina, em 1994, Leo recebe de presente do amigo americano um kit para elaboração de cerveja caseira, com os ingredientes para fazer a primeira cerveja. O resultado foi horrível. Eles não desistiram, e frente à dificuldade de comprar ingredientes na época para seguir produzindo, começaram a usar amigos e parentes que viajavam, para trazer os ingredientes para eles.

Bar da Antares em Palermo, Buenos Aires.

Após algum tempo, Leo reencontra Pablo, um ex-companheiro de faculdade, e que surpreendentemente estava cultivando o mesmo hábito do homebrewing. Eles se unem e decidem empreender, transformando o hobby em negócio. O projeto foi adiante e assim surge o primeiro brewpub Antares, em Mar del Plata, no final dos anos 90. Como a oferta de cerveja era limitada às comerciais, o local já nasce fazendo enorme sucesso. Com o passar dos anos, foram inaugurando novos empreendimentos por todo o país, incluindo a capital Buenos Aires.

O significado do nome Antares está nos céus. A constelação de Escorpião possui uma estrela brilhante, de nome Antares, que foi utilizada para guiar os navegantes durante muitos séculos. Assim como a estrela para os descobridores de antigamente, a cervejaria teve um papel fundamental no descobrimento e desenvolvimento da cerveja artesanal para os argentinos. A Antares foi uma verdadeira desbravadora, iniciando os trabalhos em uma época em que nada nem ninguém sabia o que era cerveja artesanal na região.

“O tamanho de uma fábrica não importa ou define o que é a cerveja artesanal, e sim o ato de fazê-la como uma arte, o mais saborosa possível. Quando quem manda são os indicadores financeiros, aí sim não seria mais artesanal, pois se perde a liberdade”. Leo Ferrari.

A Antares surge como resposta à padronização da cerveja massiva, que com o passar dos anos passou a ficar cada vez mais uniformizada em relação à aparência, sabor, e aroma. Dessa forma, o processo criativo tem, sobretudo o foco no cliente, que já estava cansado de tomar sempre o mesmo tipo de cerveja. A ideia seria pensar em como ele se sentiria provando novos sabores, fazendo o exercício de colocar-se do outro lado do balcão e imaginar-se pedindo aquela cerveja no bar.

Eles não queriam transformar a Antares num empreendimento gastronômico, e sim cervejeiro. Mas a gastronomia surge de uma necessidade em trazer o público que não entendia sobre o assunto para começar a conhecer a cerveja artesanal. Leo Ferrari atribui o sucesso e crescimento do mercado craft na Argentina a uma tendência do público no contínuo refinamento do paladar e na necessidade de saber a origem daquilo que estamos consumindo.

O portfolio deles é bem variado, começando pelas cervejas mais “simples” de linha como a Kölsch e a Porter; especiais, como a Barley Wine e a Russian Imperial Stout; e também as envelhecidas em barricas, como a Quadruppel e a Russian Imperial Stout. É possível adquirir estas últimas em garrafas, passando pelos bares próprios. Todas vem em uma linda embalagem.

Quadro explicativo das cervejas envelhecidas em barris. Bar da Antares em Palermo, Buenos Aires.

A Antares teve também um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento da qualidade cervejeira em toda a região da América do Sul. O concurso “South Beer Cup” foi criado em agosto de 2010, em Mar del Plata sob a influência de Pete Slosberg, que segundo Leo Ferrari, é um “grande amigo dos cervejeiros argentinos”. A relação de Pete com o mercado argentino surge de uma viagem pessoal a Buenos Aires, na intenção de estudar e aprender espanhol. Ele começou a fazer contato e a se relacionar com os clubes de cervejeiros caseiros locais, propagando seus ideais para um melhor desenvolvimento do setor. Além de mostrar que era necessária uma maior união, para fazer frente à grande indústria, também deixou claro que faltava uma competição comercial para avaliar e comparar cervejas. Naturalmente, a copa acabou forçando a melhoria da qualidade das cervejas apresentadas ao consumidor.

--

--