Como funciona a personalização de garrafas

LadoBier
Ladobier
Published in
3 min readJan 15, 2018

Num mercado tão competitivo, as cervejarias buscam cada vez mais diferenciais para se destacar dentre as demais. Apenas um bom líquido, já não basta para vender. É preciso pensar no conjunto da obra, ou seja, na construção de uma marca atrativa, nos rótulos, e… na garrafa! Tem muita cervejaria investindo na personalização das embalagens, e agora você fica por dentro de como funciona esse processo!

“A ideia da tampa flip-top em formato de tambor, fez parte do planejamento da marca, para ter relação com o nome e trazer uma melhor experiência para o consumidor”.

A cervejaria Roleta Russa faz uma provocação aos consumidores, “só bebe quem tem coragem”. O objetivo é alcançar os apreciadores de cervejas amargas e bastante lupuladas. A marca surgiu da vontade em produzir cervejas “extremas”, para amantes de lúpulo. “Os apreciadores dessas cervejas já estão com o paladar mais avançado, e buscam uma melhor experiência na degustação”. A marca foi criada em 2014, logo após a abertura da Cervejaria Campo Bom, que produz as cervejas.

As garrafas da Roleta Russa são de 500ml, em modelo inglês, com tampa de flip-top, decorada com um tambor de revólver, com apenas uma bala inserida, fazendo referência ao nome da marca. Para eles, um dos pontos essenciais no desenvolvimento de produtos, é pesquisar sobre como atrair o público nos pontos de vendas. Acreditam que a garrafa personalizada aguça a curiosidade e ajuda a aumentar a procura pelo produto. “Queremos trazer experiência e emoção, para que os consumidores queiram levar, e sobretudo guardar a garrafa em casa, após beberem”.

“Possuíamos uma área dedicada ao desenvolvimento de produtos, junto aos clientes. A Owens oferecia projetos, com base em prospecções de mercado, e também recebia demandas. Era uma via de mão-dupla”.

propaganda da Owens-Illinois do Brasil.

Celso Bordallo, sócio-fundador da Cervejaria Odin, é ex-executivo da Owens-Illinois do Brasil, com experiência de mais de quarenta anos na indústria do vidro, tendo desenvolvido produtos para a Bodebrown, Ambev, Heineken, e diversas outras marcas. Ele explica que o processo de produção de garrafas personalizadas pode ocorrer por iniciativa de ambas as partes. Por vezes, a cervejaria procura o produtor de embalagens, que é acionado para modelar o produto desejado. A própria Owens também oferecia às cervejarias, com base em estudos de comportamento e mercado, produtos que refletissem a personalidade de cada uma.

Celso detalha o passo a passo: o produto era desenhado em um Autocad (software específico para a modelagem do produto), e posteriormente confeccionado em uma impressora 3D, podendo em alguns casos ser produzido em molde de acrílico. “Podem ocorrer limitações técnicas, quando o cliente faz exigências muito específicas”. É feita então uma negociação, de acordo com a necessidade e realidade de cada empresa, para atender às duas partes.

foto: divulgação BodeBrown.

“É uma grande satisfação o retorno que temos com a marca, desde os elogios quanto ao sabor e aroma dos estilos, até o envolvimento que os consumidores têm com a garrafa”.

A equipe da Roleta Russa diz que o feedback que vem tendo das garrafas é muito positivo, e que o investimento nesse diferencial tem sido efetivo. “Recebemos muitas mensagens e vemos nas redes sociais que as garrafas fazem parte da coleção de muitos apreciadores, tanto pelo rótulo quanto pela tampa personalizada”.

--

--