A surpreendente cena cervejeira do Panamá

LadoBier
Ladobier
Published in
4 min readJul 30, 2017
Bar da cervejaria La Rana Dorada, em Casco Viejo.

O Panamá funciona como uma ponte para diversos destinos da América Central e do Norte, tanto que o aeroporto tem o apelido de “Hub de las Americas”. A capital é uma cidade dinâmica, com uma economia pungente. Parece um verdadeiro canteiro de obras. Prédios subindo, metrô expandindo, e com isso, muitos expats (imigrantes) do mundo inteiro chegam em busca de novas oportunidades, seja de trabalho ou investimento. A história do país está fortemente ligada à dos norte-americanos. Somado à isto, a recente onda desenvolvimentista, estabeleceu-se o cenário ideal para o avanço do setor cervejeiro.

Eclusa de Miraflores, Canal do Panamá.

Os americanos tocaram a construção do Canal, a partir de 1903, e controlaram toda a região do entorno, desde a inauguração, em 1914, até o ano de 1999, quando a cessão do controle passou para o governo panamenho. A presença americana era muitas vezes vista como hostil. Os locais acabaram se acostumando a dividir a cidade com os visitantes não desejados. Dessa forma, muitos hábitos dos hermanos do norte, foram aos poucos sendo incorporados pelos panamenhos, e a paixão pela cerveja não poderia ficar de fora disso.

Centro financeiro, com a F&F Tower, torre-símbolo do país.

Onde beber

A maioria dos bares especializados encontra-se em torno do centro financeiro da cidade. Podemos citar dois bares com uma boa carta, próximos entre si, o Panama Brews e o Brew Stop. As principais cervejarias que figuram nas torneiras são a Central, Boquete, e Casa Bruja. Os estilos leves dominam em número, e combinam perfeitamente com o clima quente da cidade. O paladar dos locais pende para as Apas, Ipas, Sours, e Wits. Mas claro, tudo tem sua exceção. É possível encontrar ótimas cervejas de alto teor alcoólico e com um perfil mais maltado.

fachada da La Rana Dorada.

Também próximo ao centro, vale a visita a um simpático Brewpub, no bairro Casco Viejo. O La Rana Dorada está localizado no famoso e turístico bairro dos antigos casarões restaurados. Alguns viraram hotéis, outros restaurantes, boates e lojas, tornando-se um local bastante movimentado. O nome da cervejaria faz alusão a uma espécie de rã, nativa do local. Todos que chegam ao bar são presenteados com uma régua de degustação, de graça! Eles possuem 4 rótulos fixos em garrafa e alguns “de temporada”, termo espanhol para as sazonais. Estas são vendidas somente em chope no bar. Em garrafa vale destacar a Grand Cru, uma Strong Golden Ale.

Régua de degustação da La Rana Dorada

Outra visita imperdível é ao Bar de fábrica da Casa Bruja. Inaugurada em 2013, tem como idealizador Jonathan Pragnell, que passou uma temporada trabalhando na Brewdog, da Escócia, antes de empreender no ramo. Fica afastada do centro, localizada na zona industrial da cidade. Abre estrategicamente às 17h, quando termina o expediente das demais fábricas vizinhas. Colecionam prêmios em festivais e copas cervejeiras (tem uma parede no bar com incontáveis plaquinhas). Além das cervejas sazonais (sempre inovadoras), a linha fixa conta, dentre outras, com a Chocolate Milk Stout (Talingo) e a Imperial IPA (Tulivieja). Os nomes dos rótulos e as ilustrações, remetem aos símbolos da bruxaria.

Menu do dia no bar de fábrica da Casa Bruja

O bar é pequeno, composto basicamente de um balcão e algumas mesas em frente aos tanques fermentadores. É isso mesmo, você senta literalmente dentro da fábrica, isolado por uma fina parede de vidro, com vista panorâmica para a área de produção. Do lado de fora, na entrada do bar/fábrica, eles montam uma tenda, e é nesse espaço que realizam eventos periodicamente.

exterior/entrada do bar de fábrica da Casa Bruja

Além das cervejas, é possível levar para casa belos acessórios como camisetas, abridores e copos. A camiseta do “mascote” da cervejaria, Chivoperro, que ilustra o rótulo da IPA, é tão procurada, que segundo eles, “está sempre esgotada dos estoques”. É possível ainda fazer visitas guiadas pela fábrica, que devem ser agendadas pelo site

O Panamá chega ao Brasil

“Minhas escolhas e negociações começam com antecedência, assim tenho tempo de selecionar, negociar, e então as cervejarias de produzir e entregar.”

A cervejaria Casa Bruja já estava há algum tempo no radar da Beer Huntress do site Wbeer, Taiga Cazarine. A marca foi protagonista do clube de assinaturas do site em 2017. Os clientes tiveram acesso a algumas cervejas de linha produzidas por eles, e Taiga afirma que ficou feliz pelos recentes prêmios que a cervejaria conquistou no South Beer Cup, “fiquei muito contente com a escolha certeira”. “Eu sempre busco por cervejas que chamem a atenção de alguma forma e, claro, de qualidade. Além disso, também sempre penso nos nossos assinantes, todas opiniões que aqui chegam eu levo em consideração.

--

--