Sun Hop Brewery é a mais nova cigana do Rio de Janeiro

LadoBier
Ladobier
Published in
5 min readJan 8, 2018
Daniel “Bode”. foto: divulgação Sun Hop.

2018 começa aquecido, com o lançamento de mais uma cervejaria. A Sun Hop Brewery chega para encorpar o time das ciganas do Rio de Janeiro. À frente da produção está Daniel “Bode”, blogueiro do famoso “Henrik Boden”, sobre homebrewing. Ajudando os cervejeiros caseiros desde 2009 com vídeos, cursos e palestras, mais recentemente vem prestando consultoria para algumas cervejarias. Agora, juntamente de seus dois sócios, lança a sua própria.

“A Witbier foi o estilo que mais me agradou quando comecei a me interessar por cervejas artesanais. A da Sun Hop vai agradar também ao “beer geek” de plantão, pois a levedura escolhida é típica de Saison, ou seja, a cerveja estará mais seca, menos adocicada e com perfil aromático extremamente intenso e complexo de especiarias, com um toque frutado e refrescante”.

Daniel lembra que foi a Witbier que o “lançou” no mundo das cervejas artesanais, tendo sido o estilo escolhido para a sua primeira produção caseira. Além da inspiração pessoal, o posicionamento de mercado também está por trás da escolha pela Witbier como o primeiro rótulo da Sun Hop. “Do ponto de vista empresarial, agrada tanto o público geral como àqueles que já consomem cervejas artesanais”. Isto por ser um estilo que une um aroma intenso e complexo, com refrescância e drinkabality. E não existe período melhor do ano para lançar um estilo com estas características do que o verão.

Daniel “Bode”. foto: divulgação Sun Hop.

“Sempre tratei (e ainda trato) a cerveja como um hobby. Divirto-me fazendo, bebendo, degustando, conversando sobre, e até estudando. Pelo menos para mim, aquele ditado que diz para trabalharmos naquilo que amamos, é verdade! Então, posso dizer que comigo aconteceu naturalmente essa transição”.

Em 2008, Daniel fez uma viagem para a Europa, passando por Inglaterra, Bélgica e Holanda. Logo no primeiro pub inglês, tomou uma Witbier. Gostou tanto que decidiu passar o resto da viagem experimentando cervejas novas. “Foi amor à primeira vista e um caminho sem volta”. Ele conta que quando retornou da viagem, notou que cervejas artesanais importadas eram extremamente caras no Brasil, portanto decidiu fazer as suas próprias com dois amigos. O blog “Henrik Boden”, focado em produção de cerveja caseira, inicialmente tinha a intenção de fazer um mero registro pessoal de suas produções (como uma espécie de diário). O sucesso foi tão grande, que decidiu passar a escrever artigos mais complexos, para ajudar outros cervejeiros caseiros. “Desde que comecei a fazer cerveja, nunca deixei de ler e estudar o assunto. Fiz vários cursos (de introdutórios a avançados sobre produção e análise sensorial), mas sempre me considerei um autodidata. Devo ter lido mais de 30 livros e centenas de artigos sobre produção de cerveja”. E assim, conforme foi ganhando reconhecimento no meio cervejeiro como professor, passou a ser convidado para analisar amostras em concursos. Fazer a prova para juiz do BJCP aconteceu naturalmente. O curso de Sommelier de Cervejas ajudou a aprofundar os conhecimentos na parte sensorial. “Claro que as minhas “horas/copo” ajudaram, e muito, nessa parte”.

foto: divulgação Sun Hop.

Além do Daniel, completam o time da Sun Hop os sócios Fábio Nello e Luis Henrique Abreu, dois empreendedores com uma longa estrada nos mercados de gastronomia e tecnologia. Daniel fala sobre o que os uniu: amizade e amor… pela cerveja, claro”. O Luis e o Fábio são amigos de infância. Daniel e Luís, amigos de cerveja. “Foi por causa dela que nos conhecemos. A sociedade acabou sendo uma consequência”. Ele diz que a sua experiência, somada ao projeto sólido de negócio, apresentando pelos demais sócios, foram pontos determinantes para aceitar entrar nesta empreitada.

“Temos um próximo estilo em vista, com foco em outro insumo, o lúpulo, mas antes queremos ver como o nosso primeiro rótulo vai se consolidar no mercado”.

“Como grandes apreciadores de cerveja, adoramos provar novas bebidas, experimentar os limites de cada estilo. Sentíamos falta de sentar no bar e ter aquele chopinho artesanal leve, refrescante, com qualidade e sabor garantidos para pedir. É esse nicho que queremos ocupar com a Sun Hop. Teremos outros estilos, além de uma linha especial em garrafa, que ainda está maturando” — adianta Luis Henrique. Segundo os criadores, o nome Sun Hop tem o objetivo de sugerir algo leve e solar. Eles iniciaram a operação produzindo na Domitila, em Quissamã.

Veja abaixo o calendário de lançamento da Sun Hop, com os bares já confirmados

A Witbier Sun Hop é feita com raspas de laranja e sementes de coentro, tem sabor levemente picante e apenas 4,8% de teor alcóolico, o que faz com que a cerveja tenha um excelente drinkability. Não é à toa que ela está sendo lançada no verão, estação que pede bebidas leves e refrescantes.

12/01Teto Solar, em Botafogo; HopLab, na Praça da Bandeira; e On Tap Pub, na Tijuca

13/01 — JacuMaltes, no Flamengo

13/01MCDM, em Copacabana

14/01Pub Escondido, em Copacabana; e Colarinho, em Botafogo

16/01Delirium Tap House, em Ipanema

17/01Adega do Pimenta, no Centro; e Booze Bar, na Lapa

18/01Herr Pfeffer, no Leblon

19/01Biergarten Cervejas Especiais e Mosto Grão, ambos na Tijuca
20/01Birreria Escondido, em Botafogo
21/01Hoppy, na lha do Governador

25/01Brewteco, Leblon

26/01A Fonte, no Recreio
27/01Fábrica Nômade, em Jacarepaguá

28/01Brewteco, Barra

02/02Doctor Sax, na Ilha do Governador

foto: divulgação Sun Hop.

--

--