Depoimentos de alunos e ex-alunos do LAEL | PUC-SP

LAEL- PUCSP
Lael - PUCSP
Published in
5 min readApr 3, 2018

--

Venha estudar no LAEL — PUCSP

Ariane Ferreira Barros

08/06/2016 — Aluna de mestrado

“Estudar no LAEL é mais do que aprender a ser pesquisador(a)! É aprender a olhar para o mundo por meio das lentes do conhecimento, descobrindo cores e nuances nunca antes vistas! É descobrir, de fato, que o conhecimento se constrói conjuntamente e que pode/deve transformar a vida das pessoas. É a oportunidade de descobrirmos a nós mesmos ao observar o outro. É ser acolhido, desafiado e ajudar a escrever parte da história. Uma experiência singular e que transforma a nossa vida!”

Etelvo Ramos Filho

09/10/2015 — Aluno de doutorado

“Sinto orgulho de ter passado quatro anos no LAEL. Foi um tempo devotado ao estudo e à pesquisa, fundamentais para o meu aprimoramento como professor de língua inglesa. No LAEL, os alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado contam com o apoio do professor-orientador e também de grupos de estudo, que discutem tópicos de linguística aplicada sob a liderança dos professores do programa.”

Elizabeth Thomaz Pereira

01/09/2015 — Doutora pelo LAEL

“No LAEL, me senti acolhida. Lá, consegui realizar meu sonho maior. A equipe é muito competente. Uma trabalho de só pode ser realizado com dedicação e muita eficiência. Parabéns, a todos!!! Tenho orgulho de ter pertencido a este programa.”

Ariane Mieco

01/09/2015 — Aluna de doutorado

“Gosto de fazer o LAEL, pois sinto uma grande afinidade intelectual com as linhas de pesquisa do Programa, assim como com a maneira que os professores trabalham em sala de aula e em seus projetos de pesquisa… Digo isso no sentido de sempre estarem atentos a uma questão fundamental na LA: a linguagem no seu uso social… Dessa maneira, sinto que não há um ‘gap’ entre sociedade e estudos linguísticos, o que me dá a sensação de que estou desenvolvendo estudos pertinentes não só para os meus pares, mas, sobretudo, para a sociedade… Também gosto muito do ambiente da PUC, uma vez que curso a Universidade desde a época da Graduação, depois Mestrado e agora Doutorado… Me sinto acolhida de algum modo…”

Monica Lemos

25/08/2015 — Aluna de mestrado

“Embora minha última relação oficial com o LAEL tenha sido o mestrado, 2003–2005, iniciei minha particpação no Programa dois anos antes e, de certo modo, essa relação se mantém até hoje. Em 2001 fui aluna de Iniciação Científica, trabalhei no CEPRIL e depois do mestrado continuei participando do grupo LACE. Hoje sou doutoranda no Centro de Pesquisa Atividade, Desenvolvimento e Aprendizagem (CRADLE) na Universidade de Helsinque sob orientação dos professores Yrjö Engeström, Hanna Toiviainen e Fernanda Liberali, que é minha orientadora desde a Iniciação Científica.”

Agnes dos Santos Scaramuzzi Rodrigues

24/08/2015 — Doutora pelo LAEL

“O LAEL é a ponte que uso a caminho do conhecimento.”

Glauco Augusto de Souza

24/08/2015 — Aluno de mestrado

“O LAEL me inspira por ser tão coerente dentro do campo da educação. Os professores são exemplos de profissionalismo, são dedicados aos seus alunos e contribuem de forma excepcional para a nossa evolução e transformação.”

Márcia Pereira de Carvalho

21/08/2015 — Mestre pelo LAEL

“O LAEL faz parte de minha vida desde 2003 quando participei do curso de extensão cultural Reflexão sobre a Ação que transformou minhas práticas docentes, e cultivou meu desejo de pesquisar minha área de atuação. Depois fui acolhida pelo LACE que tem sido minha base para pesquisar pensar e repensar sobre Educação (minha paixão).”

Viviane Letícia Silva Carrijo

21/08/2015- Aluno de doutorado

“Gosto do LAEL por me permitir possibilidades de compreensão de meu fazer pedagógico científico, a medida que me desenvolvo e expando o conhecimento a partir de discussões responsivas/dialógicas/ dialéticas com os professores e colegas!”

Patricia Bértoli

19/08/2015 — Doutora pelo LAEL

“O LAEL é um lugar onde se respira pesquisa e seriedade, onde se aprende e se concretiza sonhos. Os professores são competentes e engajados. As experiências e sentimentos vividos por mim no LAEL me acomapanham perenemente, tanto em minha vida profissional como pessoal. Simplesmente inesquecível!”

Aline Neves Pessoa Almeida

16/08/2015 — Doutora pelo LAEL

“ Cursei o Doutorado no PEPG-LAEL/PUC-SP e vivenciei a interface entre campos interdisciplinares de saberes, sob a premissa de contínua reflexão. Tive acesso à eficiente capacitação, com docentes e infraestrutura de excelência. A competência do LAEL é, ao meu ver, assegurada pela preocupação em fazer com que todos nós participemos efetivamente das práticas que garantem constantes melhorias das qualidades do conhecimento, cultura e inovação. Aprendi a compartilhar e multiplicar descobertas, buscar alicerces para formação sólida e sistematizada. A seriedade, cuidado e incentivo, além de muitas portas abertas, fazem com que minha admiração e orgulho cresçam a cada dia.”

Helenice Serikaku

15/08/2015 — Mestre pelo LAEL

“O LAEL é um lugar onde se aprende muito. Os professores são ótimos. O clima de colaboração dentro Grupo de Estudos de Línguística de Corpus (Gelc) é excelente.”

Marianne Rampaso

14/08/2015 — Aluna de mestrado

“Porque temos aulas com a ‘crème de la crème’, simplesmente com os melhores, professores, profissionais de competência inquestionável. A seriedade e o comprometimento do corpo docente é admirável e sentimos a preocupação pela construção do conhecimento. Além disso, saber que passamos pelo LAEL já faz com que os nossos currículos saltem aos olhos de qualquer um e a fama é merecida. O que Simply the best!”

Maria Piedade Teodoro da Silva

14/08/2015 - Aluna de doutorado

“Ser LAEL é certificar que te reconhecem como profissional singular. Escutei de um diretor de uma faculdade “Você tem pedigree. Olhe de onde tu és!”

Simone Vieira Resende

14/08/2015 — Aluna de doutorado

“Por que eu gosto do LAEL? O LAEL é um curso para quem gosta de estudar. No LAEL a gente aprende que para ter sucesso na profissão é fundamental gostar do que faz e estar atualizado. Vemos exemplos constantes do amor pela profissão em cada sala de aula. Na área da tecnologia tudo muda muito depressa. Cada novo software, cada nova pesquisa que a gente ainda não leu ou ainda não conhece, nos transforma em excluídos. Há uma enorme legião de excluídos entre os professores com muitos anos de profissão. O LAEL faz a gente querer ser melhor todos os dias, faz a gente querer se superar. Aqui é o lugar ideal para aguçar a percepção e aumentar a consciência sobre a linguagem. O LAEL ajuda a entender o mundo com mais clareza, não só formando mestre e doutores, mas fazendo de cada um de nós, seres humanos melhores.”

Gleiciane Oliveira de Morais

14/08/2015 - Mestre pelo LAEL

“Os professores são acolhedores, éticos e competentes. O que é visto e discutido nas aulas é colocado em prática pelos docentes durante as suas aulas. Você aprende a fazer fazendo. torna-se crítico e capaz de transformar sua história de vida e profissional para sempre.”

Rosemeyre Moraes de Oliveira

14/08/2015 — Aluna de doutorado

“Desde a graduação sou apaixonada por Linguística e desde sempre sobre as questões que envolvem a linguagem em situação de trabalho, no LAEL encontrei onde articular minhas paixões na forma de estudo acadêmico sob orientação ímpar!”

Taciana Oliveira Carvalho Coelho

14/08/2015 - Aluna de doutorado

“O meu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal é, certamente, um ganho qualitativo alcançado em minha formação no LAEL. Quantas leituras, quantas discussões, quantas conquistas! Entre os poucos reveses e os muitos sucessos, tenho a alegria do sonho conquistado e a possibilidade de abrir portas e explorar novos horizontes.”

Marcelo Saparas

14/08/2015 — Doutor pelo LAEL

“Excelente Programa da PUCSP. Excepcionais professores, pesquisadores e orientadores. Se fosse dar nota em escala de 1 a 10, seria 10 com louvores.”

Originally published at www.pucsp.br.

--

--

LAEL- PUCSP
Lael - PUCSP

Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Applied Linguistics Graduate Program - São Paulo Catholic University — #laelpucsp