Entenda o que é prioridade agora

Dri Kimura
Laje.ac
Published in
4 min readMar 25, 2020

sobre sermos responsáveis para nos tornarmos responsivos

Senso de urgência e importância sempre foram essenciais. Tempo, esforço, recursos técnicos e financeiros precisam ser canalizados de forma estratégica frente aos desafios diários de cada negócio. De repente, quando o cenário global se impõe de forma tão inesperada e fora de controle, os receios se espalham, as responsabilidades se multiplicam e a questão se torna mais frágil.

Vemos grandes corporações que não sabem por onde começar ou como se posicionar, pequenos negócios que talvez não sobrevivam tempo suficiente para reagir, líderes que recebem cobranças por respostas que não chegam, times que se deparam com desafios de produtividade e saúde mental cada vez maiores - tudo comprimido em tempo e espaço recordes.

Não podemos seguir simplesmente fazendo mais do mesmo, ou mais rápido. Principalmente: é preciso assumir o desafio de fazer de outra forma. E fazer.

Em uma semana, muitas foram as reações frente às sensações e desafios tão particulares que se materializam diante de nossos olhos em escala global. São inúmeros exemplos de cooperação, inovação e agilidade em responder não apenas para mitigar riscos, mas para evoluir em ações e resultados. Mesmo ao observar tantas oportunidades — algumas mais bem aproveitadas que outras -, não fica fácil responder ao cenário.

Isso é porque meramente olhar para as respostas de outras pessoas e organizações não nos ajuda a aprender ou inovar por nós mesmos. Ser responsivo significa compreender nossas responsabilidades frente ao cenário para redefinir prioridades e organizar ações colaborativas, assertivas e ágeis, que possam responder com nossos recursos aos desafios conforme eles se apresentem.

O método de responsividade

Método é um percurso que se cria. Antes de mais nada, é preciso fazer o esforço de compreender o cenário e escolher as lutas que você vai comprar. Não poderíamos estar totalmente prontos para o Coronavírus, mas estamos todos respondendo à realidade que se apresenta. É urgente ser responsivo.

Isso deve, aos poucos, nos colocar em uma postura mais ativa e consciente diante das rotinas de negócios. Não simplesmente para seguir fazendo, mas para repriorizar e planejar enquanto vislumbramos ações consistentes, coerentes com nossas motivações e adequadas ao contexto cultural e econômico que vai se desenhando.

Nos últimos dias, conversamos com nossos clientes, criamos um espaço para trocar impressões online via webinar, enviamos cartas de compartilhamento de jornada ao nosso ecossistema e estamos aprendendo a reaprender com novas perspectivas. As maiores referências vêm do agora, com a sabedoria do presente. Em seis passos, o percurso que temos criado em seis dias:

1. ENTENDER

2. PRIORIZAR

3. PROJETAR

4. ORGANIZAR

5. PLANEJAR

6. IMPLEMENTAR

Mitigue os riscos, multiplique as perspectivas para o surgimento de ideias e centralize os esforços em ações

Diante de grande insegurança e descontrole, é comum intercalarmos momentos de diversidade de ideias em potencial e suposição de iniciativas com outros períodos de prostração e congelamento. Para poder responder com inovação às adversidades, precisamos encontrar nossos próprios direcionamentos para não permanecer somente à sorte da deriva. Em tempos de ansiedade como pressuposto, quem cria segurança na insegurança é algo para além de rei.

É o momento, naturalmente, de estarmos abertos à investigação de novas soluções em diversos âmbitos: formas de organização e trabalho, processos, comportamentos e combinados, construção de ambientes e experiências, produtos, serviços e posicionamento. Isso requer, no entanto, escuta ativa para mapear riscos, oportunidades, necessidades e desafios.

O papel das lideranças* é, cada vez mais, o de remover obstáculos, facilitar contextos e transformar a visão diante dos cenários de incerteza para que os acontecimentos que despertam insegurança e fragilidade sejam percebidos também pelas oportunidades que eles podem representar. Situações de emergência são desafiadoras, inclusive — e talvez principalmente — para as lideranças. Apesar de tantas demandas por respostas e da pressão por resultados, antes de reagir, é importante perceber o time como todo e de que forma as pessoas se encaixam às iniciativas priorizadas para cada projeto.

Organize as iniciativas, planeje as ações, batalhe pela consistência e mantenha o foco na luta que você comprou

Como parte de nossas iniciativas aqui na LAJE, criamos núcleos de ações para fortalecer nossas frentes de pesquisa, amadurecer nosso método de estratégia para inovação e investigar a fundo outras formas de aprender à distância, com novas configurações físicas e particularidades do contexto psicológico que vivenciamos com o passar dos dias.

Criamos um ebook aberto para download, com as principais ferramentas e recomendações derivadas desse dia a dia de inúmeros desafios, mas também de aprendizados profundos. Seguimos juntos, trocando cartas e percursos que se criam a partir da inovação como resposta a antídoto, aqui e agora.

*Converse com um de nossos especialistas e conheça nosso programa de Liderança Facilitadora e Transformadora no formato virtual: LiFT Digital.

qual é a sua estratégia para inovação?

a LAJE é uma plataforma de inovação e aprendizagem que gera soluções de negócio ágeis e abertas, para que pessoas e organizações prosperem a partir de seus propósitos, desenvolvam habilidades do agora e cresçam na mudança.

--

--