Fica muito difícil trabalhar hoje

Dri Kimura
Laje.ac
Published in
4 min readAug 21, 2019

--

quando só quem recebe atenção é esse tal profissional do futuro

Com o contexto digital, a primeira quantidade que chegou ao cúmulo do absurdo foi a de informações disponíveis. A notícia da diversidade e do potencial de aprender com o outro era boa. Mas, perdidos que ficamos, com nossos números da ansiedade, a falta de foco e a pressão pela produtividade, logo surgiram as curadorias, as sinopses, o coaching e os quotes. Tudo para nos apontar uma direção que fosse um tanto mais fácil.

As decisões não são sempre racionais. Nossos cérebros simplesmente dão o jeito de lidar com o que recebem a determinada velocidade — o que, infelizmente, não é tão bom. Abreviamos tanto de tudo, na tentativa de fazer caber à nossa rara atenção, que foi preciso esvaziar os significados. Quando todo mundo sabe muito por cima sobre uma diversidade impressionante de assuntos, nada realmente se conhece, se cria ou se transforma. Não tem sentido ou experiência válida por trás do amontoado de informações desconexas, são só trechos que passam por nós.

Não. Tá. Fácil.

A exigência pelo profissional do futuro vem geralmente naquela linha de reinventar a roda. Isso porque o que se destaca do passado são conquistas mirabolantes e o que se imagina do futuro é a exigência por algo grandioso que não se descola do medo do incerto. Com as expectativas altas e pouco direcionamento, estagnamos.

Há quem transmita fórmulas, quem admita estar completamente perdido, quem espere para copiar o que vê, quem trave em uma posição entre curioso e confuso, tem o desespero e tem a inércia. Aos poucos, estamos reconhecendo que o perfil ou mindset de sucesso não é replicável.

As oportunidades de desenvolvimento se tornaram o segundo fator mais importante para a felicidade no local de trabalho (depois da natureza do próprio trabalho). O que está na essência da evolução não se copia, porque está atrelado aos conceitos que cada um carrega a partir de suas próprias experiências e valores.

Aprendizagem, realização e trabalho

Segundo esta pesquisa da PWC, 80% dos CEOs acreditam que a necessidade de novas habilidades é o maior desafio para os negócios. A aprendizagem tem se tornado um imperativo econômico, o contexto de tecnologia demanda conexões mais fortes e contínuas entre educação e emprego. Em vez de recrutar e disputar em busca do futuro do trabalho, a mentalidade do crescimento, de aprendizagem conjunta, tem revelado resultados de crescimento com geração de valor em todas as direções.

Com o ensino de pós-graduação sendo cada vez mais demandado sem conseguir responder à velocidade do mercado e a educação tradicional deixando lacunas evidentes, estamos todos encorajados a investir em aprendizagem e formação intelectual pela vida toda, de maneiras alternativas. Já não basta procurar por métodosmetodologias de ensino com prazo para terminar. O contexto pede método, intenção e atitude da aprendizagem constante.

Habilidades para já

Agir agora é indispensável. E isso não significa que precisamos achar as respostas o quanto antes, mas que é sempre k momento para buscar outros caminhos, que movem o crescimento. Na ausência do desconhecido, levaríamos o futuro em nossas mãos e viver cada instante no agora seria inútil, porque não teríamos decisões a serem tomadas, contextos a serem modificados ou informações a serem aprendidas. O senso de recompensa e desenvolvimento só vem quando aprendemos a aprender e assumimos a incerteza como proposta.

As habilidades do agora se criam a partir dos conceitos que carregamos ao longo de nossas trajetórias. São o significado real das informações com que nos deparamos e aquilo que guardamos de nossas experiências práticas e sensoriais. São habilidades que surgem a cada pessoa que, com seus valores, experimenta e atribui sentido a um aprendizado.

LAJE Plataforma de Aprendizagem

Abrimos a nossa casa no RJ e em SP para realizar experiências de aprendizagem envolvendo diferentes atores do ecossistema da LAJE. Nossas trilhas de aprendizagem foram criadas por nossos especialistas a partir de desafios reais e nossos clientes para estimular, desenvolver e potencializar as habilidades do agora:

CULTURA DE INOVAÇÃO

Liderança Facilitadora e Transformadora — como favorecer ambientes de crescimento a partir dos contextos desafiadores do agora?

INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS

Estratégia de Inovação — o planejamento estratégico não pode ser descolado dos reais desafios de cultura e negócio de uma organização.

BRANDING

Marca, Negócio e Comunicação — método Ana Couto para várias maneiras de ser, falar e fazer a partir do mesmo propósito.

Pi.RA — uma série de encontros entre especialistas e interessados para trocar histórias, visões e experiências em temas relevantes para organizações guiadas por propósito e inovação.

Aprender é fazendo. Só o ser humano significa.

Referências e outras leituras

_Folha: o ensino de pós graduação

_Harvard Business Review: aprender ao longo da vida

_PWC: pesquisa com CEOs brasileiros

_The Economist: a aprendizagem como imperativo econômico

_TED: aprendizado e inovação

_Época Negócios: uso da tecnologia e aprendizagem para crianças

_Think With Google: o vídeo e o marketing de educação

LAJE | inovação é no presente.

qual é a sua estratégia para inovação?

a LAJE é uma plataforma de inovação e aprendizagem que gera soluções de negócio ágeis e abertas, para que pessoas e organizações prosperem a partir de seus propósitos, desenvolvam habilidades do agora e cresçam na mudança.

--

--