Nós é que precisamos delas

Dri Kimura
Laje.ac
Published in
3 min readMar 15, 2019

--

porque as crianças nos fazem perguntas que nunca respondemos antes

As crianças quase não têm senso de limite, referência anterior. Elas aprendem testando, duvidando. Os traumas aparecem no mesmo tamanho dos sonhos e não é de hoje que a questão dos cuidados com as crianças movimenta diversos especialistas e abordagens. O formato da sala de aula, o entretenimento, o currículo das escolas, a própria maneira de cada pai educar seu filho… Tudo o que envolve a construção de mundo de uma criança é delicado, profundo e segue sendo repensado.

Justamente por serem imprevisíveis, frágeis e inocentes, as crianças são a mais legítima chance de renovação do pensamento. Elas não fazem cerimônia ao conhecer novas pessoas, abraçar outras ideias, errar ou testar o que nunca viram antes. E é assim que se cria algo novo.

Atualmente, o contexto de precariedade do ensino e os aspectos da estrutura familiar contemporânea têm reforçado a necessidade de pensarmos o papel e a presença da arte na formação das crianças.

6 em cada 10 brasileiros nunca tiveram acesso a uma experiência artística

pesquisa cultura com 2400 pessoas de 25 estados brasileiros

A infância é uma potência que não pode ser desperdiçada. Se estamos preocupados em ajudar as crianças a crescerem, é preciso admitirmos: são elas que expandem o mundo com perguntas e experimentos inéditos. Estimular o aprendizado a partir da arte e da troca cria senso de propósito e perseverança para crescer no desconhecido.

O Grupo Nocabe viaja escolas do Brasil todo apresentando a peça teatral “Até quando viver nesse Mundico?!” e tornando a arte acessível para crianças de diversas regiões. A peça estimula o respeito às diferenças, a importância de compartilhar, o valor da amizade e a persistência em buscar o que realmente traz a felicidade. O espetáculo também conta com trilha sonora ao vivo, despertando sensibilidade e interatividade com a plateia.

A noção básica que temos o dever de passar como orientação às crianças é a da urgência em buscar a felicidade. Que não meçam esforços ao perseguirem seus sonhos — porque crianças que crescem com essa convicção tornam-se transformadoras para o mundo.

O Nocabe no ecossistema da LAJE

O Nocabe já esteve em mais de 80 colégios, nas regiões Norte (Pará), Nordeste (Rio Grande do Norte, Ceará, Recife), Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná). São cerca de 45 mil crianças impactadas pelo Teatro e pela Música.

A próxima edição do curso de Branding na LAJE RJ terá como Projeto Aplicado o Nocabe. Praticaremos as etapas de estratégia, conteúdo visual e verbal, comunicação e experiência de marca com foco nos desafios de Marca do grupo artístico. Qual o melhor modelo de vendas e o posicionamento de uma Marca que leva arte para crianças de tantos lugares? Como potencializar a percepção desse trabalho frente a empresas, coordenação de escolas e prefeituras?

Ao final das aulas, cada grupo de participantes terá um case para apresentar à banca com integrantes da Ana Couto e aprender na prática o método de Branding usado pela Agência.

a LAJE é uma plataforma de inovação que gera soluções de negócio ágeis e abertas, para que pessoas e organizações prosperem a partir de seus propósitos e cresçam na mudança.

Em sistemas abertos — dinâmicos, complexos e adaptativos — uma mudança acertada é transformação de impacto para o todo.

--

--