Quais competências do agora constroem o futuro que desejamos

Dri Kimura
Laje.ac
Published in
2 min readFeb 20, 2019

--

Os profissionais que carregam o propósito, o significado do avanço e a capacidade de mudar de direção. A transformação nas pessoas que mudam.

Diante da invenção da fotografia, levantamos a possibilidade do fim da pintura. Questionamos por quanto tempo o rádio resistiria à televisão. Perguntamos pela morte do livro a cada salto do entretenimento, da mídia e frente a praticamente qualquer natureza de tecnologia.

Seguimos contando esse tipo de receio: quanto tempo até me substituírem por alguém com mestrado? Todo profissional experiente está fadado a ceder cargo aos millennials multidisciplinares? Será que os humanos resistem à invenção da Inteligência Artificial?

O medo é que chegue o dia em que você se reconheça como um aparelho do modelo anterior.

O contexto digital modificou nossas relações com o tempo, com a liderança e com a inovação. As habilidades, competências e atitudes esperadas para o agora, e no futuro, fogem ao controle e à previsibilidade, implicando o constante redesign de produtos, serviços, modelos de negócio e formas de trabalho.

A maior parte das tecnologias que acreditávamos terem o potencial de substituir sua equivalente anterior, como constatamos no decorrer do tempo, na verdade apenas transformou nossos comportamentos e valores diante dos avanços. O ser humano carrega em si os aprendizados que adquire conforme suas experiências.

Há características inerentes ao ser humano, primordialmente no modo como somos capazes de nos reinventar, a partir da colaboração e do reaprendizado, que nos tornam insubstituíveis no contexto digital. Não apenas somos o parâmetro de comportamentos e valores que a Inteligência Artificial tem por referência, mas também carregamos o propósito, o significado do avanço e a capacidade de mudar de direção.

Necessariamente humano é:

  • mover-se entre o concreto e o abstrato
  • comunicar-se ativamente para cocriar e aprender
  • incorporar o redesign constante dos processos de trabalho
  • navegar pela ambiguidade

somente a diversidade de habilidades essencialmente humanas é capaz de gerar o novo e transformar caminhos.

a LAJE é uma plataforma de inovação que gera soluções de negócio ágeis e abertas, para que pessoas e organizações prosperem a partir de seus propósitos e cresçam na mudança.

Em sistemas abertos — dinâmicos, complexos e adaptativos — uma mudança acertada é transformação de impacto para o todo.

--

--