10 Artistas Franceses para você seguir

Alberto Pereira
Lambes Brasil
3 min readMay 14, 2020

--

A galera da França tem propriedade quando o assunto é cartaz e rua, por isso separei uma lista de craques pra você seguir

Na ordem da esquerda para direita: Philippe Herard, Aydar, 13 Bis, Ardif, Laurier, Manyoly, Agrume, Le Valet, Murmure, JR

Você sabia que essa história de cartaz, cola e rua começou a ganhar corpo lá na França ainda no século XIX (19)? Pois bem, Jules Chéret e Toulousse Lautrec são dois desses nomes franceses marcados na história do cartaz.

O primeiro cartaz conhecido é de autoria de Saint-Flour, datado de 1454, mas sem registros físicos dessa imagem / documento, segundo alguns estudos, artigos e citações em documentários. Posteriormente, em 1476 ou 1477, William Caxton ficou reconhecido como o autor de um dos primeiros anúncios impressos em inglês, mas foram os franceses lá do parágrafo anterior que popularizaram de fato a parada como cartaz artístico e na rua.

Essa história eu prometo que conto em outro artigo.

Por agora, listei 10 perfis de artistas franceses (de diferentes técnicas, tempo de carreira e temáticas) pra você conhecer:

Philippe Herard

https://www.instagram.com/p/BxJyyxWlqFO/

Aydar

https://www.instagram.com/p/B4VB-b3CQeh/

13 Bis

https://www.instagram.com/p/CANN0enKXBY/

Ardif

https://www.instagram.com/p/CAGBqfJDPLX/

Laurier

https://www.instagram.com/p/B86uZ0vKR-G/

Manyoly

https://www.instagram.com/p/BzajplPC4Vt/

Alban Rotival

https://www.instagram.com/p/ByNzuuDoomO/

Le Valet

https://www.instagram.com/p/B3waby4opvd/

Murmure

https://www.instagram.com/p/B_MsrxTIhyu/

JR

https://www.instagram.com/p/B_coGioICfP/

Quer ver outros tipos de listas de artistas de outros países? Deixa pra gente nos comentários o seu interesse. Té.

Alberto Pereira é artista visual, articulador e comunicador nascido no Rio de Janeiro e criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis. Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais, coletivas, festivais de arte digital, urbana, chamadas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano.

O Lambes Brasil é um canal independente. Feito por e para artistas com o propósito de fomentar e valorizar o lambe-lambe no contexto da Arte Urbana Brasileira, fortalecer o cenário aos artistas e produtores, gerar reconhecimento da técnica e prática artística perante o público, o mercado, os órgãos governamentais, empresas, entidades culturais e demais linguagens artísticas.

--

--