Lambe-lambe em grande escala: como fazer?

Preparei um passo a passo das minhas experiências e das três técnicas que utilizei/utilizo na hora de preparar um lambe-lambe digital em grande escala.

Alberto Pereira
Lambes Brasil
Published in
6 min readAug 1, 2019

--

Uma galera me pergunta qual é a melhor forma de fazer um lambe-lambe em grande proporção. Quando comecei ficava me perguntando isso: como transformar um desenho pequeno em um mural gigante? Como faço lambe digital (se você não viu as diversas técnicas de lambe-lambe você pode acessar aqui), minha dúvida sempre girava em torno de ONDE ENCONTRAR UMA IMPRESSORA QUE FAÇA IMPRESSÕES GIGANTES?

Pois bem, eu ficava muito ligado na impressora, em achar o fornecedor x que imprimisse o lambe no tamanho grande e esquecia de botar a cabeça pra pensar. Cheguei a tentar contato com algumas pessoas, sem sucesso. Não tinha me arriscado na possibilidade de perguntar a algum artista no instagram também — e não sabia nem onde pesquisar. Muito menos existia um canal como o Lambes Brasil que conectasse e reunisse conhecimento do lambe e pudesse me auxiliar.

Foi aí que me liguei que eu poderia pegar a imagem que eu produzi e dividir ela em várias partes.

A máxima é: quer multiplicar o tamanho? Divida. Divida em várias partes. Pra multiplicar, tem que dividir.

É como no desenho, quando você divide em quadrantes para aumentar e fazer com que a proporção de cada parte se mantenha. Depois das partes juntas, a imagem expandida é como num quebra-cabeças mesmo. Fiquei nessa técnica mais “artesanal” por bastante tempo. Foi o que fiz:

Am Ahmed, lambe que colei no Cairo montado todo em folhas A3, durante residência da Something Else Off, Bienal do Cairo. Outubro/Novembro 2018

Modo 1 para fazer lambe-lambe em grande escala: montagem manual

1- Produzir a imagem
2- Expandir para o tamanho desejado no programa de edição
3- Fazer uma malha por cima da imagem com vários “quadradinhos” do tamanho da folha que você imprimirá (no meu caso fazia e ainda faço alguns lambes maiores em várias folhas A3)
4- Salvar cada imagem do “quadradinho” com uma nomenclatura para não se perder com as impressões que tiver em mãos
5- Seguir feliz e paciente rumo a parede para colar cada parte

Dava certo? Dava. Mas me dei conta da quantidade de tempo que eu perdia. Pesquisei então outra solução, que lembrei da época do curso técnico de Design. O Acrobat dava uma opção praticamente automática de dividir a imagem em várias folhas também. O passo a passo é mais ou menos esse: (importante: essas prints são da versão mais recente do Adobe Acrobat Pro DC)

Modo 2 para fazer lambe-lambe em grande escala: Adobe Acrobat Pro DC

1- Abrir a imagem (jpg, png, pdf) no Adobe Acrobat

2- Clicar na aba “File” (Arquivo) e em seguida em “Print” (Imprimir ou Ctrl + P). Em seguida selecionar a opção “POSTER”. Ele já vai mostrar na imagem os quadrantes divididos. Na opção “Overlap” você coloca sobreposição nas folhas (que é importante na hora de colar, porque a gente nunca cola perfeito). É sempre bom ter sobreposição entre as folhas pra facilitar o encaixe das peças. Eu uso pelo menos 10mm de sobreposição.

3- Por fim, clique em “Page Setup” para editar o tamanho de cada folha da sua impressão. Quando monto lambes em diversas folhas, costumo montar em folhas A3 sulfite 90g. Esse critério de folhas e tamanho depende mais de como você quer montar, quais são as opções no bureau ou gráfica e quanto você possui em orçamento)

Essa segunda maneira me salvou MUITO! Mas num belo dia, num evento de graffiti em Niterói, uma mano da Trapa Crew me deu uma dica de ouro que se chama Rasterbator. O Rasterbator faz toda essa linha de pensamento das técnicas de cima de maneira automática. Você escolhe TUDO: o quanto quer aumentar, em quais tamanhos de folha que vai dividir o seu lambe, qual tamanho de sobreposição dará, se vai numerar ou não as folhas para ter referência, entre outras possibilidades.

Modo 3 para fazer lambe-lambe em grande escala: Rasterbator

1- Entrar em https://rasterbator.net/ e clicar em CREATE POSTER

2- Após clicar em CREATE POSTER, aparecerá um campo para você fazer upload da sua imagem OU arrastar e carregar. Aguarde o carregamento completo.

3- Após carregar a imagem aparecerão as opções Paper Settings, check boxes para marcar Margem e Sobreposição, além do “Output size”.

Adicionei uma segunda imagem abaixo com os itens separads e aproximados.

1 Paper Settings: escolhe o tamanho do papel que sua imagem será readaptada +check boxes para marcar Margem e Sobreposição (overlap) — utilizo as opções default. 2 Output size: define o tamanho de saída, em quantas folhas seu desenho será dividido e o que isso representa de tamanho real multiplicado. 3 Original / Preview: conforme você aumenta ou diminui o output size, ele mostra o seu desenho comparado a uma sombra de uma pessoa de 1.80m de altura. 4 With margins / Margins cut away por fim ele mostra o tamanho real do seu desenho com margens e com margens cortadas, além de mostrar a quantidade total de folhas que serão impressas.

4- A próxima etapa é STYLE, que eu deixo na opção “No effects” e COLOR, que desconsidero e continuo. A última etapa antes de concluir é a OPTIONS. Essa etapa é muito importante. É essencial marcar o checkbox PAGE POSITION, que vai fazer com que cada folha seja numerada no canto com uma letra e número de referência (Ex: a1, b1, c1, d1…a2, b2, c2…).

É imprescindível para você saber qual é a ordem de cada folha.

Depois disso você completa clique em “Complete … page poster!” e pronto. Ele vai carregar um arquivo PDF pra você levar para impressão.

Ah, mas Alberto, eu não faço lambes digitais. Eu pinto meus lambes e não tenho ideia de como se faz pra criar eles gigantes.

Então se liga nesse vídeo aqui do processo do Coletivo Gráfico:

Espero ter te ajudado nesse passo a passo e que você produza mais e mais seus lambes e aprimore sua própria maneira de fazer. Tem dicas? Deixa nos comentários.

Se você não leu nossos outros posts da Série #Visãozinha, aqui estão:

QUAL PAPEL | vol. 2? — Qual o papel ideal para lambe-lambe e porque não existe o papel ideal

QUAL PAPEL | vol. 1? — Qual o papel ideal para lambe-lambe e porque não existe o papel ideal

QUEM COLA SAI DA ESCOLA: 3 tipos de grude para colar os seus lambes
Quanto eu vou gastar, como preparo e qual cola eu devo usar na hora de ir pra rua colar meus lambes?

Alberto Pereira é artista visual, articulador e comunicador nascido no Rio de Janeiro e criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis. Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais, coletivas, festivais de arte digital, urbana, chamadas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano.

O Lambes Brasil é um canal independente. Feito por e para artistas com o propósito de fomentar e valorizar o lambe-lambe no contexto da Arte Urbana Brasileira, fortalecer o cenário aos artistas e produtores, gerar reconhecimento da técnica e prática artística perante o público, o mercado, os órgãos governamentais, empresas, entidades culturais e demais linguagens artísticas.

--

--