Por trás do cartaz : de onde veio o “Keep Calm and Carry On”?

A gente é bombardeado de informação o tempo inteiro e, muitas das vezes, replica, copia, envia, adapta, coloca em camiseta e não faz a menor ideia de como, onde, por que e por quem alguma coisa veio parar na nossa frente.

Alberto Pereira
Lambes Brasil
Published in
5 min readMar 30, 2020

--

Sou muito ligado em imagens e ao significado (ou não) delas. Esse cartaz sempre me causou curiosidade e nunca havia pensado na possibilidade de que a história dele estava linkada à Segunda Guerra Mundial (aliás, a história de muitos cartazes está linkada a guerras e conflitos não é mesmo?) e que essa história ficou 60 anos escondida até reaparecer, ganhar novo sentido e ser multiplicada pelo mundo das mais diversas e infinitas formas.

Original copy of the Keep Calm And Carry On poster, in Barter Books, Alnwick, Northumberland — https://en.wikipedia.org/wiki/File:Keep_Calm_And_Carry_On_-_Original_poster_-_Barter_Books_-_17-Oct-2011.jpg

Na primavera de 1939, antes de estourar a guerra, o governo britânico através do Ministério da Informação encomendou uma série de três cartazes de propaganda. Eram cartazes sobretudo para acalmar os ânimos da população, com uma linguagem simples, direta, com a iconografia e tipografia que identificava que tratava-se de uma comunicação feita pelo governo.

Exército Britânico na França em 1939

Dois cartazes seguiram para os centros de distribuição e foram divulgados conjuntamente com o início da guerra (abril — maio) por todo território inglês, consequentemente vistos por milhares de pessoas. Eles diziam:

1- “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória, em tradução livre)

2- “Freedom is in Peril, defend it with all your might” (“A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força”, em tradução livre)

Crianças evacuadas de Bristol chegando a Brent em Devon em 1940 (Ministry of Information Photo Division Photographer) — http://media.iwm.org.uk/ciim5/41/48/large_000000.jpg

O terceiro cartaz era (aparentemente para quem lê hoje) o mais “simples” e singelo, trazia a mensagem “Keep calm and Carry on” (Tenha calma e siga em frente, em tradução livre).

Contudo, esta terceira tiragem ficou armazenada nos centros de distribuição até o mês de setembro e nunca foi distribuída às ruas para a população. Importante reforçar que os dois cartazes amplamente divulgados não estabeleceram a comunicação esperada com a população. Foram considerados antiquados demais por conta da coroa e dos dizeres, em alguns casos lidos como muito subjetivos, em outros casos lidos como paternalistas demais, como uma ordem do governo limitando a autonomia da população.

E por que ele não foi divulgado?

O cartaz não foi apresentado à população porque a frase estava fortemente associada à dizeres do primeiro ministro Lloyd George. Quando a Primeira Guerra Mundial ( 1914–1918) estourava, o então ministro se reuniou a banqueiros e cunhou a frase “Carry on, business as usual” (Continuem seus negócios como de costume, em tradução livre). Não preciso nem falar que o conselho dele não deu muito certo né e, repetir tal frase à população, 25 anos depois e no calor de uma Segunda Guerra Mundial não seria uma estratégia muito inteligente do govermo...

O cartaz caiu em esquecimento por décadas. Sessenta anos depois, nos anos 2000, um casal proprietário de um sebo comprou caixas de livros em um leilão e, no fundo de uma das caixas, estava um dos cartazes originais “Keep Calm and Carry on”. Stuart e Mary Manley, donos do sebo Barter Books então emolduraram e o colocaram em exibição na loja.

Barter Books is in the former Alnwick railway stationhttps://en.wikipedia.org/wiki/Barter_Books#/media/File:Barter_Books_three.jpg

O poster começou a despertar curiosidade de clientes, leitores, pessoas que conheciam a história. Os proprietários, consultararam se era possível reproduzir e comercializar. A imagem ganhou popularidade, se espalhou além livraria e ganhou os quatro cantos do mundo. Hoje se tornou, além de meme, parte da iconografia inglesa e mundial.

Bem, espero que você tenha gostado de saber como a história de um cartaz feito durante uma das maiores guerras enfrentadas pela humanidade ganhou um novo significado e, de certa forma, em alguns casos até virou piada.

Talvez nós humanos sejamos mesmo uma piada brincando de vida. Ou a vida mesmo seja uma piada.

Vai saber, né?
Bem, até a próxima e:

Alberto Pereira é artista visual, articulador e comunicador nascido no Rio de Janeiro e criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis. Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais, coletivas, festivais de arte digital, urbana, chamadas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano.

Fontes:

IMPERIAL WAR MUSEUMS | Keep Calm and Carry On: The Truth Behind the Poster | https://www.youtube.com/watch?v=s16YLhKzfNI

The Atlantic | The Story Behind the Iconic ‘Keep Calm and Carry On’ Poster https://www.theatlantic.com/video/index/254007/the-story-behind-the-iconic-keep-calm-and-carry-on-poster/

Wikipedia | Cronologia da Segunda Guerra Mundial https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Segunda_Guerra_Mundial

Wikipedia | David Lloyd George https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Lloyd_George

O Lambes Brasil é um canal independente. Feito por e para artistas com o propósito de fomentar e valorizar o lambe-lambe no contexto da Arte Urbana Brasileira, fortalecer o cenário aos artistas e produtores, gerar reconhecimento da técnica e prática artística perante o público, o mercado, os órgãos governamentais, empresas, entidades culturais e demais linguagens artísticas.

--

--