Aprovação de Francisco Sagasti aumenta 15% antes de deixar a Presidência

Próximo de passar a faixa presidencial ao eleito Pedro Castillo, atual mandatário vem aumentando a sua popularidade no Peru

FOTO: SEPRES

FONTE: LA REPÚBLICA — PERU

Pesquisa IEP divulgada nesta quarta-feira (23) aponta crescimento na popularidade do atual Presidente do Peru, Francisco Sagasti. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados aprovam a atual gestão, um salto de 15% em relação aos números de maio (36%), enquanto 41% reprovam. Essa foi a primeira vez que a aprovação superou a rejeição.

Segundo a pesquisa, o crescimento nos números se deve a boa gestão do governo federal no plano de vacinação contra a covid-19 no país andino. A maior aceitação ao Chefe do Estado se registra na zona urbana do Peru (53%) e entre os mais jovens (59%). Na classe C, Sagasti chega a 57% de aprovação, enquanto a maior rejeição vem das classes mais pobres, onde obteve 45%.

Quando se trata de visão política, o Presidente do Peru alcança 59% de aceitação entre quem se auto intitula de “centro”. Já entre os eleitores de Pedro Castillo, Presidente-Eleito, a aprovação chega a 56%. Brancos e nulos da última eleição somam 54% em relação a gestão de Sagasti. A maior resistência ao atual governo vem de quem se considera de direita (47%) e também daqueles que votaram em Keiko Fujimori (48%) no dia 6 de junho.

--

--

LAMERICA — O CANAL SOBRE A AMÉRICA LATINA
LAMERICA - O CANAL SOBRE A AMÉRICA LATINA

Acompanhe as notícias e conteúdos da região mais caliente do mundo no LAMERICA.