Venezuela recebe primeiro lote da vacina cubana Abdala
Foi selado um acordo para o fornecimento de 12 milhões de doses do imunizante cubano
FONTE: EFE | La Prensa de Lara
A Venezuela recebeu nesta quinta-feira (24) o primeiro lote da vacina cubana Abdala, que recentemente mostrou uma eficácia de 92,2% nos resultados preliminares da terceira e última etapa de testes.
Através do canal estatal VTV, a vice-presidenta Delcy Rodríguez e o embaixador de Cuba em Caracas, Dagoberto Rodríguez, anunciaram a chegada deste primeiro lote como uma “mostra da relação estreita entre ambos os países”.
A representante da Venezuela e o embaixador firmaram uma ata de recepção dos imunizantes desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia que vão somar no processo de vacinação do país sul-americano.
Delcy também indicou que a Venezuela assinou um contrato com Cuba para o fornecimento de 12 milhões de vacinas, que devem chegar ao país nos próximos meses.
“Hoje, Cuba com seus candidatos vacinais também está dando lições ao mundo: lições éticas, morais, científicas, tecnológicas. Não há bloqueio que possa conter a vontade dos povos.” — afirmou a vice-presidenta, que pontuou também que a Abdala tem um dos melhores níveis de eficácia do mundo.
Para que um candidato a imunizante se torne vacina, é preciso demonstrar eficácia igual ou maior que 50%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).