Na imagem há uma textura de papel rasgado com os dizeres “A lança tá on!”.

O Coletivo Lança está ON!

Apaixonado, democrático e disruptivo

Coletivo Lança
Lançatxt
Published in
3 min readMay 3, 2021

--

O que fazer quando a paixão por arte grita por espaço, visibilidade e democracia? Bom, não há respostas certas para esta pergunta e, no nosso caso, criamos um coletivo. Após diferentes experiências no cenário cultural de vários dos integrantes da Lança, outrora integrantes da finada Howlin’ Records, percebemos com clareza que nossas ambições eram grandes demais para serem pensadas individualmente, fez-se necessário pensar em coletivo — assumindo portanto todas as implicações que abandonar a alcunha de selo musical para enfim nos tornamos Coletivo Lança traria.

Algo em nós também nos dizia da necessidade de estender nossos braços para alcançar outras linguagens artísticas como a literatura e as artes visuais e também sobre nosso papel formativo, auxiliando artistas a encontrarem seu caminho nas artes com mais profissionalismo e mais ferramentas. Compartilhar o nosso conhecimento também se tornou um objetivo central.

Dizer que encerrar a história da Howlin’ Records e iniciar algo novo foi algo difícil seria mentira, pareceu a única coisa certa a fazer quando o selo já não cumpria o objetivo para o qual foi criado. No entanto, não foi uma tarefa fácil chegar até aqui. Quase um ano inteiro de planejamento e muitas, muitas, muitas reuniões depois, enfim, podemos colocar a Lança no mundo.

Aos poucos, vamos nos apresentando a vocês, contando um pouco de nossos projetos, formas de trabalho e dos nosso sonhos a longo prazo. Por ora, compartilhamos aquilo que acreditamos e não podemos mais adiar e convidamos você a seguir conosco nessa nova jornada que está apenas no começo.

COLETIVO LANÇA — O MANIFESTO

O Coletivo Lança nasce para preencher a página em branco com arte e cultura, mas mais do que isso, para traduzir em palavras e imagens todo o caráter democrático, disruptivo e apaixonado que a arte pode ter e tem. Nosso desafio diário e o que nos pautará, além de nosso incorrigível amor por artes em geral, é a necessidade de dar visibilidade a artistas em que acreditamos, em especial, aqueles há muito invisibilizados, mulheres, pessoas pretas, LGBGTQIA+, pessoas com deficiência e quem mais precisar de um espaço para se expressar de forma genuína e revolucionária.

Temos um carinho especial pelo trabalho de curadoria — aquele trabalho de descobrir e oferecer caminhos para que arte e artistas sejam vistos — o trabalho de fazer o destinatário encontrar o remetente. Estaremos — e isto é um compromisso — em uma constante busca ativa por descobrir o novo, seja na música, na literatura, nas artes visuais e onde mais a arte estiver manifesta.

Enquanto nos reuníamos para definir as diretrizes do coletivo e de todas as nossas frentes, um sentimento foi comum a todos: paixão. Paixão por arte, pela música, por aquilo que faz todo o trabalho valer a pena. Assim, é bastante provável que os conteúdos e iniciativas culturais que aqui encontrem sejam apaixonados, para além de técnicos ou críticos. Serão sim passionais, intensos e com uma profunda responsabilidade em emocionar de alguma forma quem se relaciona com a Lança.

Temos também o compromisso em informar, educar e oferecer ferramentas úteis para aqueles que fazem parte da cadeia cultural de um modo geral. Temos compromisso maior ainda em aprender, em nos desfazer daquilo que tomávamos como certo para respeitar todas as existências e expressões artísticas e humanas, errando no caminho como em qualquer processo, mas nos corrigindo sempre que isso acontecer.

O Coletivo Lança é um trabalho em andamento, vamos posicionando os trilhos enquanto aguardamos o trem. E sobre estes trilhos que estamos construindo podemos dizer que se pretendem: democráticos, colaborativos, antirracistas, feministas, antifascistas, acessíveis, antiLGBTQfóbicos e, por fim, impermanentes — pois apreciamos a natureza da mudança, na beleza da evolução da lança que só se projeta para frente.

Apaixonadamente,

Coletivo Lança

--

--